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Evolução do relato não financeiro – o caso da Nestlé

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorEugénio, Teresa Cristina Pereira
dc.contributor.authorGonçalves, Marco José da Silva Salada
dc.date.accessioned2019-01-14T11:49:42Z
dc.date.available2019-01-14T11:49:42Z
dc.date.issued2018-12-03
dc.description.abstractA empresa Nestlé Portugal é uma multinacional que sempre se distinguiu pela importância que dá ao desenvolvimento sustentável. O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo da evolução do relato não financeiro na Nestlé Portugal, no período entre 2007 a 2016. Este trabalho de investigação consiste num estudo de caso único. Foi efetuado com base em informação institucional pública, e é essa que de alguma forma interessa à Nestlé Portugal que seja considerada pelos seus stakeholders e pela sociedade em geral. No período em análise, identificaram-se diversos marcos fundamentais que contribuíram para essa evolução. Desses salientam-se a publicação do primeiro Relatório de Sustentabilidade da Nestlé Portugal em 2007, que marca o inicio do projeto. As auscultações efetuadas em 2008 e 2011, às partes interessadas para compreender de que forma estas, percecionam a atuação da Nestlé Portugal na temática Responsabilidade Social e Corporativa. E o compromisso que a Nestlé Portugal, manifestou em concertar esforços para desenvolver a sua agenda de CVP, com os ODS. Ao nível da estratégia de divulgação da Nestlé Portugal em relação à Nestlé Internacional, constatou-se que apesar de existirem nos relatórios pontos semelhantes em todos os relatórios analisados, não é possível concluir que exista harmonia na estratégia de divulgação. A influência do Modelo do IIRC verificou-se através da análise empírica dos relatórios ao longo dos exercícios. A Nestlé Portugal no período em estudo, em diversas ocasiões afirmou textualmente nos seus relatórios, (2007, 2009, 2011; 2013 e 2015), que incorporava na sua estratégia os objetivos mundiais definidos pelas Nações Unidas. Ações de preocupação com a Responsabilidade Social e Ambiental, sem descurar as suas preocupações Económicas, estão sempre presentes nas iniciativas tomadas pela Nestlé. Essa forma de atuar, levou a que a Nestlé fosse galardoada com diversos prémios, contribuindo estes para reforçar a estratégia da empresa no âmbito do triple bottom line. A Sustentabilidade e a divulgação das ações tomadas na sua promoção, são para a Nestlé Portugal, mais do que uma preocupação. São temáticas que são parte integrante da sua estratégia.pt_PT
dc.identifier.tid202138852pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/3718
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSustentabilidadept_PT
dc.subjectNestlépt_PT
dc.subjectRelato não financeiropt_PT
dc.subjectRelatório integradopt_PT
dc.subjectAuditoriapt_PT
dc.titleEvolução do relato não financeiro – o caso da Nestlépt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Controlo de Gestãopt_PT

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