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Abstract(s)
Este projeto surgiu da necessidade de auxiliar alunos de um grupo-turma na sua integração e inclusão, através da prática musical. Nesse sentido, ambicionamos perceber quais os contributos da prática musical na inclusão de alunos do 1.º CEB. Selecionou-se um grupo-turma de 18 alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 11 anos de uma escola de 1.º CEB do concelho de Santarém. O grupo-turma em questão enquadra-se visto ser um grupo de alunos com experiências e necessidades bastante distintas, caracterizando-se pela sua heterogeneidade.
De modo a recolher os dados necessários, foi realizada uma entrevista semiestruturada às professoras titulares e um questionário aos alunos. Recorreu-se ao paradigma de investigação qualitativo, uma vez que foram tomadas em consideração opiniões dos alunos. Enquanto técnicas de recolha de dados recorreu-se à observação participante, à aplicação de uma entrevista semiestruturada e de um questionário dirigido aos alunos.
A informação recolhida mostra que a prática musical comporta benefícios não só no domínio da aprendizagem, bem como no domínio social, em particular, na inclusão de alunos.
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Diferença Educação Musical Educação Especial