Publication
Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas em EI e 1.º CEB e Investigando as ideias dos alunos de 1.º CEB sobre a utilização de Mindfulness através de práticas de relaxamento em contexto de sala de aula
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva | |
dc.contributor.author | Vala, Bruna Carolina Pereira | |
dc.date.accessioned | 2025-02-06T13:34:13Z | |
dc.date.available | 2025-02-06T13:34:13Z | |
dc.date.issued | 2024-12-12 | |
dc.description.abstract | O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, estando organizado em duas dimensões. A dimensão reflexiva, consiste na apresentação do meu percurso ao longo das várias práticas pedagógicas nos diferentes contextos (creche, jardim de infância e 1.º CEB – 1.º e 3.º ano), mostrando as vivências mais significativas, algumas propostas educativas implementadas, como também, desafios e dificuldades que surgiram e as aprendizagens realizadas. A dimensão investigativa apresenta o estudo de natureza qualitativa, seguindo um design de estudo múltiplo de casos, desenvolvido com uma turma de 1.º ano e outra de 3.º ano do 1.º CEB. Neste estudo analisam-se as conceções que os alunos de ambas as turmas apresentam relativamente à implementação de práticas de relaxamento baseadas em Mindfulness inseridas na sua rotina semanal, particularmente em momentos de transição do recreio para a sala de aula, como também as perceções que desenvolveram sobre os efeitos que tiveram em si no decorrer do estudo. Os dados recolhidos através de momentos de conversa individual com os alunos, permitiram inferir que os alunos na sua generalidade mostram compreender e reconhecer a importância da prática de Mindfulness a nível pessoal, como também, no ambiente vivenciado em sala de aula, reconhecendo vantagens na sua implementação. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203880960 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/10457 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Mindfulness | pt_PT |
dc.subject | Práticas de relaxamento | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico do 1.º Ciclo | pt_PT |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_PT |
dc.title | Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas em EI e 1.º CEB e Investigando as ideias dos alunos de 1.º CEB sobre a utilização de Mindfulness através de práticas de relaxamento em contexto de sala de aula | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatório de Prática de Ensino Supervisionada_Bruna Vala.pdf
- Size:
- 2.51 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: