Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.51 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, estando organizado em duas dimensões.
A dimensão reflexiva, consiste na apresentação do meu percurso ao longo das várias práticas pedagógicas nos diferentes contextos (creche, jardim de infância e 1.º CEB – 1.º e 3.º ano), mostrando as vivências mais significativas, algumas propostas educativas implementadas, como também, desafios e dificuldades que surgiram e as aprendizagens realizadas.
A dimensão investigativa apresenta o estudo de natureza qualitativa, seguindo um design de estudo múltiplo de casos, desenvolvido com uma turma de 1.º ano e outra de 3.º ano do 1.º CEB.
Neste estudo analisam-se as conceções que os alunos de ambas as turmas apresentam relativamente à implementação de práticas de relaxamento baseadas em Mindfulness inseridas na sua rotina semanal, particularmente em momentos de transição do recreio para a sala de aula, como também as perceções que desenvolveram sobre os efeitos que tiveram em si no decorrer do estudo. Os dados recolhidos através de momentos de conversa individual com os alunos, permitiram inferir que os alunos na sua generalidade mostram compreender e reconhecer a importância da prática de Mindfulness a nível pessoal, como também, no ambiente vivenciado em sala de aula, reconhecendo vantagens na sua implementação.
Description
Keywords
Mindfulness Práticas de relaxamento Ensino básico do 1.º Ciclo Prática pedagógica