Repository logo
 
Publication

O impacto da adaptação do marketing-mix na imagem da marca e na confiança dos clientes internacionais

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica:Ciências Sociais:Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorCrespo, Cátia Claudemira Cordeiro Fernandes
dc.contributor.authorMendes, Martine Ribau Cardoso
dc.date.accessioned2016-03-03T11:27:15Z
dc.date.available2016-03-03T11:27:15Z
dc.date.issued2015-12-15
dc.description.abstractNum mundo cada vez mais globalizado, fornecedores e clientes - não necessariamente com a mesma nacionalidade - enrentam cada vez mais desafios e mais diversos. A oferta para um mesmo produto/serviço aumenta, seja no mercado nacional, seja no mercado externo. Por seu lado, os clientes estão cada vez mais informados e, consequentemente, mais exigentes. Desta complexa relação surgem seguramente consequências para a imagem da marca e para a confiança que se vai estabelecendo entre o fornecedor e o cliente. Este estudo procurou determinar se a experiência de internacionalização das empresas e a distância cultural entre os mercados exige ou não uma adaptação dos elementos do marketing-mix e que influência é que essa adaptação (ou ausência dela) tem sobre a imagem da marca e a confiança que, ao longo do tempo, se vai estabelecendo entre fornecedores e clientes de nacionalidades diferentes. Com base no estudo de uma amostra de 117 empresas, concluiu-se que as empresas com maior experiência de internacionalização são mais propensas a adaptar alguns dos elementos do marketing-mix, nomeadamente os benefícios do produto e o elemento Pessoas, representado aqui pelos colaboradores das empresas. A partir dos resultados obtidos são feitas recomendações às empresas já internacionalizadas que, contudo, podem ser seguidas por empresas que estejam no momento de considerar a possibilidade da internacionalização.pt_PT
dc.identifier.tid201065614pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/1553
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInternacionalizaçãopt_PT
dc.subjectDistância culturalpt_PT
dc.subjectAdaptaçãopt_PT
dc.subjectStandardizaçãopt_PT
dc.subjectImagem de marcapt_PT
dc.subjectConfiançapt_PT
dc.titleO impacto da adaptação do marketing-mix na imagem da marca e na confiança dos clientes internacionaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketing Relacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Martine Cardoso_Dissertação MMR-ESTG.pdf
Size:
2.44 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: