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Advisor(s)
Abstract(s)
Segundo uma perspetiva mais ecológica do desenvolvimento, os constrangimentos, entendidos
como fatores com o potencial para influenciar mudanças comportamentais, formatam ou guiam
a auto-organização de sistemas mais ou menos complexos, sejam eles um cardume de peixes
deslocando-se em formação ordenada ou uma criança lidando com uma nova tarefa motora. O
modelo de Newell (1986), na linha do modelo bioecológico de Bronfenbrenner, compreende
elementos do indivíduo, do ambiente e da tarefa, defendendo este que as modificações no
controlo motor derivam da interação destes fatores (Gabbard, 2008). Com o presente estudo,
pretendemos verificar o efeito da manipulação de constrangimentos da tarefa na performance
de um lançamento em precisão. Escolhemos, para o efeito, a habilidade motora largar e
pontapear sem prévio ressalto, tendo como amostra um grupo de crianças de 6 anos de idade
e um outro grupo de 9 anos de idade. O constrangimento manipulado reporta-se à forma de
apresentação do alvo, horizontal (desenhado no solo) e vertical (desenhado na parede).
Uma vez que o estudo ainda não foi implementado, não temos, para já, dados para apresentar.
Contudo, queremos ver de que forma crianças mais novas e mais velhas lidam com o referido
constrangimento, nomeadamente verificando a ocorrência de correlação entre os resultados
obtidos em ambas as condições, em cada idade indicada, para além do seu valor em absoluto.
Description
Keywords
Constrangimentos Performance Habilidade motora Largar e pontapear sem ressalto prévio Mudança comportamental
Citation
Matos, R., Amaro, N., Dias, P., & Morouço, P. (2012). Influência do posicionamento do alvo (apresentação vertical/horizontal) na performance de uma tarefa de pontapear em precisão. In R. Mendes, O. Vasconcelos, J. Barreiros (eds.), Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança V (pp 32-37). Coimbra: Escola Superior de Educação, IPCoimbra.