Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Influência dos constrangimentos do alvo (apresentação vertical/horizontal) na performance de uma tarefa de lançamento em precisão

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
matos_resumo_sdmc2012coimbra.pdf59.4 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Segundo uma perspetiva mais ecológica do desenvolvimento, os constrangimentos, entendidos como fatores com o potencial para influenciar mudanças comportamentais, formatam ou guiam a auto-organização de sistemas mais ou menos complexos, sejam eles um cardume de peixes deslocando-se em formação ordenada ou uma criança lidando com uma nova tarefa motora. O modelo de Newell (1986), na linha do modelo bioecológico de Bronfenbrenner, compreende elementos do indivíduo, do ambiente e da tarefa, defendendo este que as modificações no controlo motor derivam da interação destes fatores (Gabbard, 2008). Com o presente estudo, pretendemos verificar o efeito da manipulação de constrangimentos da tarefa na performance de um lançamento em precisão. Escolhemos, para o efeito, a habilidade motora largar e pontapear sem prévio ressalto, tendo como amostra um grupo de crianças de 6 anos de idade e um outro grupo de 9 anos de idade. O constrangimento manipulado reporta-se à forma de apresentação do alvo, horizontal (desenhado no solo) e vertical (desenhado na parede). Uma vez que o estudo ainda não foi implementado, não temos, para já, dados para apresentar. Contudo, queremos ver de que forma crianças mais novas e mais velhas lidam com o referido constrangimento, nomeadamente verificando a ocorrência de correlação entre os resultados obtidos em ambas as condições, em cada idade indicada, para além do seu valor em absoluto.

Description

Keywords

Constrangimentos Performance Habilidade motora Largar e pontapear sem ressalto prévio Mudança comportamental

Citation

Matos, R., Amaro, N., Dias, P., & Morouço, P. (2012). Influência do posicionamento do alvo (apresentação vertical/horizontal) na performance de uma tarefa de pontapear em precisão. In R. Mendes, O. Vasconcelos, J. Barreiros (eds.), Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança V (pp 32-37). Coimbra: Escola Superior de Educação, IPCoimbra.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Escola Superior de Educação, IPCoimbra

CC License