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Abstract(s)
Embora o turismo gastronómico e o enoturismo sejam tipologias de turismo vinculadas a um “nicho” específico de mercado, têm vindo a ganhar cada vez maior importância e destaque, quer por parte de investigadores, governantes ou da comunicação social.
Um dos grandes atractivos destas tipologias é o elevado gasto médio diário dos turistas, bem como o rápido crescimento do número de viagens/ano, factores que levaram a que no PENT de Portugal, um dos dez produtos estratégicos seja: “Gastronomia e Vinho”.
Os meios rurais e os menos desenvolvidos, apresentam enormes potencialidades para a implementação destas tipologias, por conservarem os traços etnográficos e a autenticidade que estes turistas procuram, bem como por serem os locais onde as actividades mais procuradas ocorrem, por exemplo as vindimas e algumas feiras regionais.
Nesta comunicação será focado o porquê do turismo gastronómico e o enoturismo poderem ser basilares para o desenvolvimento de algumas regiões, explicitando-se as suas mais-valias, ao nível económico, sociocultural e ambiental, recorrendo-se à apresentação de uma boa prática em Portugal, em concreto o caso de Covide, uma freguesia próxima do Gerês.
Description
Artigo no âmbito de apresentação no I International Tourism Conference (2007)
Keywords
Turismo gastronómico Enoturismo Desenvolvimento regional Planeamento turístico Gestão de destinos Comportamento do consumidor Marketing Espaço rural Turismo Empreendedorismo
Citation
Oliveira, S. (2007). O Turismo Gastronómico e o Enoturismo como potenciadores do Desenvolvimento Regional. I International Tourism Conference. November. ESTM, Peniche, Portugal.
Publisher
IPLEIRIA