Publication
Vidas Cruzadas
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Santos, Rui Miguel Duarte | |
| dc.contributor.author | Balas, Melissa Velosa | |
| dc.date.accessioned | 2020-02-07T16:15:36Z | |
| dc.date.available | 2020-02-07T16:15:36Z | |
| dc.date.issued | 2019-12-03 | |
| dc.description.abstract | O presente relatório insere-se no âmbito do Estágio do Mestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Social da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria. Optou-se por realizar estágio, pois a estagiária deu prioridade à intervenção social direta, o que possibilitou o desenvolvimento de novas competências importantes para um profissional de mediação intercultural. Numa sociedade cada vez mais competitiva e exigente é importante lançar aos jovens certos valores e características que os ajudem a vencer num mundo cada vez mais instável, ainda mais quando falamos sobre crianças problemáticas. Neste sentido, é fundamental que as pessoas que convivam com este tipo de jovens apostem na formação (de modo) a obterem o máximo desta relação e a poder ajudar no seu desenvolvimento pessoal e social. Muitas crianças são produto de famílias desestruturadas, multiproblemáticas (Alarcão, 2006) e disfuncionais (Martins, 2005), que vivem ambivalências entre os valores culturais e os direitos. É, após avaliações, multidisciplinares, multifatoriais, e precisas que muitas vezes são sinalizadas as crianças e jovens em risco à luz da Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo. O acolhimento residencial para crianças/jovens em situação de perigo, é uma resposta social prevista na lei para acolher crianças e jovens provenientes de famílias disfuncionais. Estas casas de acolhimento devem, por isso, proporcionar condições de bem-estar que permitam o desenvolvimento integral dos acolhidos. No atual relatório o objetivo é então descrever e analisar o estágio desenvolvido numa Instituição de Solidariedade Social, nomeadamente no Centro de Acolhimento Temporário de Ferreira do Zêzere. O trabalho desenvolvido no Centro foi no sentido de combater o insucesso escolar, através de apoio na sala de estudo, ajudando as crianças e jovens a adquirirem hábitos e métodos de estudo, ao longo do ano letivo e a adquirirem competências pessoais e sociais. Assim através da mediação pretendia-se que as crianças desenvolvessem competências de trabalho, de cooperação e de autocontrolo, bem como que mantivessem relações interpessoais e com uma atitude assertiva. Este estudo abarca essencialmente uma metodologia qualitativa, assente na descoberta, compreensão, interpretação e reflexão do objeto de estudo, que abarca distintos métodos de recolha e análise da informação (Amado, 2014; Faria et Vieira, 2016; Marques et al., 2016; Morin, 2002; Silva, 2009; Vieira, 2003, 2014). Tendo em consideração o objeto de estudo da presente investigação as técnicas de recolha de informação utilizadas foram, numa fase inicial, a análise/pesquisa documental (Ludke et André, 1986) e a observação participante. Optou-se por técnicas qualitativas na medida em que procuramos perceber os significados que os indivíduos atribuem às suas ações. Uma das técnicas utilizadas foi a observação direta. Para poder criar as atividades para a investigação, era necessário conhecer as populações com quem se iria trabalhar. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202434958 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/4648 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Mediação Intercultural | pt_PT |
| dc.subject | Família | pt_PT |
| dc.subject | Criança | pt_PT |
| dc.subject | Jovem | pt_PT |
| dc.title | Vidas Cruzadas | pt_PT |
| dc.title.alternative | A Mediação na construção dos projetos de vida | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Mediação Intercultural e Intervenção social | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Relatório de estágio mestrado - Melissa Balas.pdf
- Size:
- 1.12 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
