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- Circular Economy and Green Products in the Building Construction Sector- The Impact in the SocietyPublication . Moreno, Philippe Robert Hines; Rodrigues, Susana Cristina Serrano FernandesNow days we can see how the Earth have been affected by non-conscious use of products that contribute considerably to the pollution of the ecosystem. The human being is everyday more worried about to preserve ecosystem, finding, designing and using materials and products that doesn’t or affect less the ecosystem neither the humans. Green products have been designed to do the least possible damage to the environment whether in their production, use or disposal. Defined as products or materials that have a lesser or reduced effect on human health and the environment when compared with competing products or services that serve the same purpose (Speer, 2011). The civil building construction that for the case of study is going to be mention only as building construction, have and extensive direct and indirect impact on the environment during their whole lifetime (Vierra, 2016). During the construction, occupancy, renovation, demolition, building use energy, water, raw materials, generate waste and produce harmful atmospheric emissions (Vierra, 2016). Due to these facts have surged the necessity of implementing a circular economy model, creating green building standards, certifications, and rating systems to help mitigate the impact of the building on the environment through a sustainable design (Vierra, 2016). A practice that support the concept of circular economy is the building deconstruction. Developed and emerging economies are adopting the circular economy model leading to the creation of markets for recovered materials (Commision, European, 2014). When we talk about Green Products in the building construction we involve two aspects, the materials and the technique used. A material can be a green product by itself, for example the Bamboo, but also using a traditional material, a construction can transform into a green product by the technique used. Companies that produces green products are developing different labels and ways to communicate the consumers of their benefits (Vierra, 2016). By these the consumer gets acknowledge of how and why is a green product makes the consumer takes a decision between buying traditional products or green product.
- Mediação Comunitária no Bairro SocialPublication . Ferreira, Ana Isabel Vieira; Santos, Rui Miguel DuarteA Mediação Comunitária representa avultada significância na intervenção social, dando competências aos indivíduos e à comunidade para a participação ativa na gestão e resolução de tensões ou conflitos a fim de restabelecer a coesão social. A comunidade tem um duplo significado: espacial, onde existe uma organização de vida social parcial como um bairro, uma aldeia, por outro lado esta simboliza a qualidade das relações sociais entre indivíduos, família e grupos, tendo assim um duplo significado espacial e qualitativo (Robertis e Pascal, 1994). Este projeto pretende criar um gabinete de Mediação Comunitária, onde seja possível proporcionar à população beneficiária direta e indiretamente de algum programa do Serviço de Habitação da Ilha Terceira e à comunidade, a capacidade de gerir os seus próprios conflitos de maneira participativa e autónoma no âmbito da vida comunitária no Bairro Social da Terra-Chã, e que envolvem normalmente relações de proximidade, incidindo na relação interpessoal, na família, nas relações entre vizinhos, senhorios e condomínios. Espera-se como resultados deste projeto capacidade de gerir e mediar conflitos; desenvolvimento pessoal e social da comunidade; criação de laços entre o público-alvo e a comunidade; respeito pela diferença; capacidade de interajuda; aptidão de organização; capacidade de controlo de sentimento; competências de diálogo intercultural e escuta. A avaliação deste será feita através das pessoas que desempenhem funções no Gabinete de Mediação Comunitária, ou mesmo representantes de cada parceria, recorrendo a reuniões semanais ou mensais, onde serão utilizados instrumentos como questionários aos cidadãos, os relatórios das atividades desenvolvidas e a assiduidade das mesmas. Finalmente, este projeto será uma resposta social para o desenvolvimento dos cidadãos como membros de uma comunidade.
- Vidas CruzadasPublication . Balas, Melissa Velosa; Santos, Rui Miguel DuarteO presente relatório insere-se no âmbito do Estágio do Mestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Social da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria. Optou-se por realizar estágio, pois a estagiária deu prioridade à intervenção social direta, o que possibilitou o desenvolvimento de novas competências importantes para um profissional de mediação intercultural. Numa sociedade cada vez mais competitiva e exigente é importante lançar aos jovens certos valores e características que os ajudem a vencer num mundo cada vez mais instável, ainda mais quando falamos sobre crianças problemáticas. Neste sentido, é fundamental que as pessoas que convivam com este tipo de jovens apostem na formação (de modo) a obterem o máximo desta relação e a poder ajudar no seu desenvolvimento pessoal e social. Muitas crianças são produto de famílias desestruturadas, multiproblemáticas (Alarcão, 2006) e disfuncionais (Martins, 2005), que vivem ambivalências entre os valores culturais e os direitos. É, após avaliações, multidisciplinares, multifatoriais, e precisas que muitas vezes são sinalizadas as crianças e jovens em risco à luz da Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo. O acolhimento residencial para crianças/jovens em situação de perigo, é uma resposta social prevista na lei para acolher crianças e jovens provenientes de famílias disfuncionais. Estas casas de acolhimento devem, por isso, proporcionar condições de bem-estar que permitam o desenvolvimento integral dos acolhidos. No atual relatório o objetivo é então descrever e analisar o estágio desenvolvido numa Instituição de Solidariedade Social, nomeadamente no Centro de Acolhimento Temporário de Ferreira do Zêzere. O trabalho desenvolvido no Centro foi no sentido de combater o insucesso escolar, através de apoio na sala de estudo, ajudando as crianças e jovens a adquirirem hábitos e métodos de estudo, ao longo do ano letivo e a adquirirem competências pessoais e sociais. Assim através da mediação pretendia-se que as crianças desenvolvessem competências de trabalho, de cooperação e de autocontrolo, bem como que mantivessem relações interpessoais e com uma atitude assertiva. Este estudo abarca essencialmente uma metodologia qualitativa, assente na descoberta, compreensão, interpretação e reflexão do objeto de estudo, que abarca distintos métodos de recolha e análise da informação (Amado, 2014; Faria et Vieira, 2016; Marques et al., 2016; Morin, 2002; Silva, 2009; Vieira, 2003, 2014). Tendo em consideração o objeto de estudo da presente investigação as técnicas de recolha de informação utilizadas foram, numa fase inicial, a análise/pesquisa documental (Ludke et André, 1986) e a observação participante. Optou-se por técnicas qualitativas na medida em que procuramos perceber os significados que os indivíduos atribuem às suas ações. Uma das técnicas utilizadas foi a observação direta. Para poder criar as atividades para a investigação, era necessário conhecer as populações com quem se iria trabalhar.