Repository logo
 
Publication

JORNADAS REFLEXIVAS E DINÂMICAS EM EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA: QUESTIONANDO A COZINHA DE LAMA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PROMOTORA DO BRINCAR

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorLuís, Joana Alexandra Soares de Freitas
dc.contributor.authorGonçalves, Sofia Veríssimo Germano
dc.date.accessioned2024-11-20T15:27:44Z
dc.date.available2024-11-20T15:27:44Z
dc.date.issued2024-10-10
dc.description.abstractO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e coloca em evidência as aprendizagens realizadas sobre a Educação de Infância ao longo de dois anos letivos 2022/2023 e 2023/2024. Este relatório está dividido em três partes: a primeira refere-se ao contexto de creche; a segunda, ao contexto de jardim de infância I; e, por fim, a terceira ao contexto de jardim de infância II. Na primeira parte, enfatizam-se as experiências vividas em contexto de creche. A segunda parte está dividida em dois capítulos, sendo que no primeiro apresentam-se as experiências vivenciadas em jardim de infância I; já no segundo, expõe-se a dimensão investigativa acerca das potencialidades da cozinha de lama. Esta investigação visou: i) compreender como as crianças brincam na cozinha de lama; ii) compreender o que as crianças fazem com os materiais de fim aberto disponibilizados na cozinha de lama; iii) compreender que aprendizagens emergem do brincar na cozinha de lama. Esta investigação centrou-se numa metodologia qualitativa, contando com a participação de crianças com idades compreendidas entre os dois e os cinco anos de idade. Os dados foram recolhidos através da observação direta e participante, notas de campo e registo videográfico e foram analisados recorrendo à análise de conteúdo. Os resultados desta investigação demostram que a cozinha de lama é um espaço promotor de criatividade e imaginação nas crianças e, também impulsionador de aprendizagens. Na terceira e última parte, exploram-se as experiências vividas em contexto de jardim de infância II, as conclusões finais, as referências bibliográficas e os apêndices.pt_PT
dc.identifier.tid203734769pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/10252
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectCozinha de Lamapt_PT
dc.subjectDesenvolvimentopt_PT
dc.subjectJornadas Reflexivaspt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.titleJORNADAS REFLEXIVAS E DINÂMICAS EM EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA: QUESTIONANDO A COZINHA DE LAMA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PROMOTORA DO BRINCARpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
relatorio-supervisionado-versaofinalissima_sofiagoncalves_após correções formais.pdf
Size:
2.58 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: