Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.09 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A presente dissertação tem como finalidade perceber como a Orientação para o
Mercado e a norma NP 4457:2007, afetam a performance de inovação e o
comportamento das empresas da região de Leiria.
Nesse sentido, com o intuito de perceber melhor esta intenção, desenvolveu-se um
questionário baseado na revisão da literatura da temática em estudo, na qual foi aplicado
às 250 melhores empresas da região de Leiria e de seguida para conseguir atingir os
objetivos desta investigação foi elaborado uma entrevista estruturada direcionada
apenas para as duas únicas empresas que implementaram a norma IDI.
Da análise dos dados recolhidos, destacam-se como principais conclusões a importância
de inovação, a satisfação dos clientes, a imagem e qualidade dos serviços prestados que
acabam por influenciar o comportamento do consumidor. No que diz respeito à
Orientação para o Mercado, nem todas as dimensões se mostraram significativas, pois
os resultados permitem afirmar que apenas a geração de informação de estudo de
mercado e disseminação de informação de mercado apresentam uma influência positiva
na performance de inovação, a geração de informação das necessidades do cliente e a
Orientação para o Mercado de respostas ao mercado apresentam pouca importância.
Contudo, o facto de existir interesse por parte da empresa em implementar a norma IDI
cria uma conexão com a performance de inovação.
Description
Keywords
Performance de inovação Qualidade Certificação NP 4457:2007 Orientação para o mercado