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Abstract(s)
Em 2012, estudavam no ensino secundário português cerca de 15 000 estudantes que recebiam apoio educativo
relacionado com a sua Necessidade Educativa Especial (NEE) (European Agency for Development in
Special Needs Education, 2012). Assim, e como as respostas aos estudantes com NEE têm vindo a sofrer
grandes alterações nas últimas décadas, são cada vez mais aqueles que chegam ao ensino superior.
Considerando estes dados, diversas instituições de ensino superior têm vindo a desenvolver esforços no
sentido de dar resposta às necessidades destes estudantes, de forma a promover a sua inclusão e igualdade
de oportunidades.
Formalizado em junho de 2004, o Grupo de Trabalho para o Apoio a Estudantes com Deficiências no Ensino
Superior (GTAEDES), é constituído por instituições de ensino superior público com serviços de apoio a estudantes
com deficiência com o objetivo de proporcionar um serviço de qualidade a estes estudantes e de
promover e facilitar a troca de experiências, o desenvolvimento de iniciativas conjuntas e a racionalização de
recursos.
Com esta proposta de comunicação, pretendemos, apresentar alguns dados relativos ao modo como as instituições
de ensino superior em Portugal se têm vindo a organizar, nos últimos 10 anos, para responder às
necessidades dos estudantes com NEE.
Procuraremos também analisar a importância do papel do Psicólogo e do Técnico de Serviço Social na promoção
da igualdade de oportunidades dos estudantes com NEE, de forma a potenciar o seu desenvolvimento
e aprendizagem, através de apoios individualizados e atenção à diversidade centrada na pessoa.
Description
Keywords
Ensino superior Estudantes com Necessidades Educativas Especiais Inclusão
Citation
In: Livro de Atas da III Conferência Internacional para a Inclusão - INCLUDiT. Leiria: Instituto Politécnico de Leiria, 2016
Publisher
Instituto Politécnico de Leiria