Publication
Apoio a estudantes com necessidades especiais no Ensino Superior : a experiência de 10 anos do GTAEDES
dc.contributor.author | Pires, Lília Aguardenteiro | |
dc.contributor.author | Seco, Graça Maria dos Santos Batista | |
dc.contributor.author | Martins, Gracinda | |
dc.date.accessioned | 2016-03-29T11:18:10Z | |
dc.date.available | 2016-03-29T11:18:10Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | Em 2012, estudavam no ensino secundário português cerca de 15 000 estudantes que recebiam apoio educativo relacionado com a sua Necessidade Educativa Especial (NEE) (European Agency for Development in Special Needs Education, 2012). Assim, e como as respostas aos estudantes com NEE têm vindo a sofrer grandes alterações nas últimas décadas, são cada vez mais aqueles que chegam ao ensino superior. Considerando estes dados, diversas instituições de ensino superior têm vindo a desenvolver esforços no sentido de dar resposta às necessidades destes estudantes, de forma a promover a sua inclusão e igualdade de oportunidades. Formalizado em junho de 2004, o Grupo de Trabalho para o Apoio a Estudantes com Deficiências no Ensino Superior (GTAEDES), é constituído por instituições de ensino superior público com serviços de apoio a estudantes com deficiência com o objetivo de proporcionar um serviço de qualidade a estes estudantes e de promover e facilitar a troca de experiências, o desenvolvimento de iniciativas conjuntas e a racionalização de recursos. Com esta proposta de comunicação, pretendemos, apresentar alguns dados relativos ao modo como as instituições de ensino superior em Portugal se têm vindo a organizar, nos últimos 10 anos, para responder às necessidades dos estudantes com NEE. Procuraremos também analisar a importância do papel do Psicólogo e do Técnico de Serviço Social na promoção da igualdade de oportunidades dos estudantes com NEE, de forma a potenciar o seu desenvolvimento e aprendizagem, através de apoios individualizados e atenção à diversidade centrada na pessoa. | pt_PT |
dc.identifier.citation | In: Livro de Atas da III Conferência Internacional para a Inclusão - INCLUDiT. Leiria: Instituto Politécnico de Leiria, 2016 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8797-07-0 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/1716 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Leiria | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.subject | Estudantes com Necessidades Educativas Especiais | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.title | Apoio a estudantes com necessidades especiais no Ensino Superior : a experiência de 10 anos do GTAEDES | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 68 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 58 | pt_PT |
person.familyName | Seco | |
person.givenName | Graça | |
person.identifier.ciencia-id | F015-82B4-8D75 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8604-3471 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | fb7e7904-34af-472d-b513-8ac6b2e847da | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | fb7e7904-34af-472d-b513-8ac6b2e847da |