Publication
Refletindo sobre a importância das emoções no Jardim de Infância
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Barata, Clarinda Luísa Ferreira | |
dc.contributor.author | Santos, Adriana Carolina Silva | |
dc.date.accessioned | 2020-02-04T15:21:48Z | |
dc.date.available | 2020-02-04T15:21:48Z | |
dc.date.issued | 2019-11-19 | |
dc.description.abstract | O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas grandes partes, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Este relatório tem como principal objetivo dar a conhecer um pouco das minhas práticas desenvolvidas ao longo dos anos letivos de 2017/2018 e 2018/2019 e todas as aprendizagens realizadas por mim enquanto futura educadora de infância e professora, sempre com base numa reflexão sustentada e crítica sobre as experiências vivenciadas em campo. O estudo investigativo, apresentado neste relatório, insere-se num plano de investigação-ação consistindo na implementação de um projeto em torno das emoções primárias junto de um grupo de Jardim de Infância. Este estudo tem como objetivos específicos: implementar um projeto onde as crianças possam desenvolver a literacia das emoções; fortalecer e/ou desenvolver as emoções primárias e refletir sobre a implementação do projeto. Neste sentido, com este estudo é pretendido responder à seguinte pergunta de partida: “De que forma uma sequência pedagógica de atividades no Jardim de Infância pode potenciar o conhecimento das emoções primárias?”. Enquanto investigadora recorri para a recolha de dados à observação direta participante na sala de atividades e no exterior, durante as atividades dirigidas, com recurso a registos fotográficos, gravações de vídeo, notas de campo e trabalhos desenvolvidos pelas crianças. Com o término desta investigação podemos dizer que o mesmo sugere que as atividades pedagógicas desenvolvidas pelas crianças tiveram um impacto positivo no desenvolvimento de competências emocionais, mais concretamente, na consciência emocional das crianças em si e nos outros. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202412563 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/4624 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico do 1º ciclo | pt_PT |
dc.subject | Emoções | pt_PT |
dc.subject | Literacia emocional | pt_PT |
dc.title | Refletindo sobre a importância das emoções no Jardim de Infância | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatório de Mestrado - Adriana Carolina Silva Santos.pdf
- Size:
- 7.24 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: