Publication
Design for All: adaptação de um livro ilustrado para Crianças com Deficiência Visual
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Santos, Filipe Alexandre da Silva | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Fátima Maria da Cruz | |
dc.date.accessioned | 2018-07-02T13:34:52Z | |
dc.date.available | 2018-07-02T13:34:52Z | |
dc.date.issued | 2018-05-23 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho foi realizado no âmbito do Mestrado de Comunicação Acessível. A problemática “Como adaptar um livro infantil para crianças com deficiência visual visando a aquisição de conteúdos?” surgiu no contexto profissional como professora de Educação Especial e Designer no Institut pour Déficients Visuels no Luxemburgo. A fraca existência (se não nula) de livros ilustrados adaptados para crianças com deficiência visual na língua luxemburguesa, torna importante realizar pesquisa de maneira a melhorar qualitativamente estes recursos didático. Mediante a literatura científica e na reflexão de opiniões de especialistas que diariamente trabalham com deficientes visuais, adaptou-se o livro “De Raup dee Lächer mécht” de Eric Carle, num livro multissensorial para ser utilizado por todos, contribuindo para a inclusão dos alunos com deficiência visual. De seguida, procedeu-se à validação deste recurso adaptado em cinco intervenções com crianças com deficiência visual com os objetivos de descrever a forma de interação e de exploração tátil da criança e a sua motivação, descrever as técnicas do mediador para promover o recurso adaptado e ainda analisar se este recurso é estruturador e facilitador da compreensão e da aquisição de conteúdos. Verificou-se que através dos procedimentos exploratórios a criança obteve informações, que a fizeram reconhecer as figuras do livro adaptado. Sendo importante uma intervenção precoce para que a criança aprenda a desenvolver as suas habilidades táteis e motoras para adquirir uma maior e melhor informação, verificou-se também que a exploração bimanual e unimanual pode ser influenciada por outras deficiências associadas à deficiência visual. O interesse e a motivação do aluno e a co-ativa exploração influenciam o número de procedimentos táteis. O mediador é desta forma um elemento muito importante na motivação do aluno para que este realize um maior número de procedimentos táteis e assim adquirir conteúdos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201948583 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/3316 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Deficiência visual | pt_PT |
dc.subject | Livro ilustrado | pt_PT |
dc.subject | Livro Infantil | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | Mediador | pt_PT |
dc.title | Design for All: adaptação de um livro ilustrado para Crianças com Deficiência Visual | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Comunicação Acessível | pt_PT |