Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.57 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho foi realizado no âmbito do Mestrado de Comunicação Acessível. A
problemática “Como adaptar um livro infantil para crianças com deficiência visual
visando a aquisição de conteúdos?” surgiu no contexto profissional como professora de
Educação Especial e Designer no Institut pour Déficients Visuels no Luxemburgo. A fraca
existência (se não nula) de livros ilustrados adaptados para crianças com deficiência
visual na língua luxemburguesa, torna importante realizar pesquisa de maneira a
melhorar qualitativamente estes recursos didático.
Mediante a literatura científica e na reflexão de opiniões de especialistas que
diariamente trabalham com deficientes visuais, adaptou-se o livro “De Raup dee Lächer
mécht” de Eric Carle, num livro multissensorial para ser utilizado por todos, contribuindo
para a inclusão dos alunos com deficiência visual. De seguida, procedeu-se à validação
deste recurso adaptado em cinco intervenções com crianças com deficiência visual com
os objetivos de descrever a forma de interação e de exploração tátil da criança e a sua
motivação, descrever as técnicas do mediador para promover o recurso adaptado e
ainda analisar se este recurso é estruturador e facilitador da compreensão e da aquisição
de conteúdos.
Verificou-se que através dos procedimentos exploratórios a criança obteve informações,
que a fizeram reconhecer as figuras do livro adaptado. Sendo importante uma
intervenção precoce para que a criança aprenda a desenvolver as suas habilidades táteis
e motoras para adquirir uma maior e melhor informação, verificou-se também que a
exploração bimanual e unimanual pode ser influenciada por outras deficiências
associadas à deficiência visual. O interesse e a motivação do aluno e a co-ativa
exploração influenciam o número de procedimentos táteis. O mediador é desta forma
um elemento muito importante na motivação do aluno para que este realize um maior
número de procedimentos táteis e assim adquirir conteúdos.
Description
Keywords
Deficiência visual Livro ilustrado Livro Infantil Inclusão Mediador