Browsing by Issue Date, starting with "2018-05-23"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Design for All: adaptação de um livro ilustrado para Crianças com Deficiência VisualPublication . Gonçalves, Fátima Maria da Cruz; Santos, Filipe Alexandre da SilvaO presente trabalho foi realizado no âmbito do Mestrado de Comunicação Acessível. A problemática “Como adaptar um livro infantil para crianças com deficiência visual visando a aquisição de conteúdos?” surgiu no contexto profissional como professora de Educação Especial e Designer no Institut pour Déficients Visuels no Luxemburgo. A fraca existência (se não nula) de livros ilustrados adaptados para crianças com deficiência visual na língua luxemburguesa, torna importante realizar pesquisa de maneira a melhorar qualitativamente estes recursos didático. Mediante a literatura científica e na reflexão de opiniões de especialistas que diariamente trabalham com deficientes visuais, adaptou-se o livro “De Raup dee Lächer mécht” de Eric Carle, num livro multissensorial para ser utilizado por todos, contribuindo para a inclusão dos alunos com deficiência visual. De seguida, procedeu-se à validação deste recurso adaptado em cinco intervenções com crianças com deficiência visual com os objetivos de descrever a forma de interação e de exploração tátil da criança e a sua motivação, descrever as técnicas do mediador para promover o recurso adaptado e ainda analisar se este recurso é estruturador e facilitador da compreensão e da aquisição de conteúdos. Verificou-se que através dos procedimentos exploratórios a criança obteve informações, que a fizeram reconhecer as figuras do livro adaptado. Sendo importante uma intervenção precoce para que a criança aprenda a desenvolver as suas habilidades táteis e motoras para adquirir uma maior e melhor informação, verificou-se também que a exploração bimanual e unimanual pode ser influenciada por outras deficiências associadas à deficiência visual. O interesse e a motivação do aluno e a co-ativa exploração influenciam o número de procedimentos táteis. O mediador é desta forma um elemento muito importante na motivação do aluno para que este realize um maior número de procedimentos táteis e assim adquirir conteúdos.
- A User-Centred Well-Being Home for the ElderlyPublication . Rodrigues, Nuno Carlos Sousa; Pereira, AntónioEvery single instant a person generates a large amount of information that somehow is lost. This information can assume a large diversity of means, such as an oral word, a sneeze, an increase in heartbeat or even facial expressions. We present a model which promotes the well-being of the elderly in their homes. The general idea behind the model is that every single experience may mean something, and therefore may be recorded, measured and even have adequate responses. There is no device that provides a more natural interaction than a human body and every one of us, sends and receives useful information, which sometimes gets lost. Trends show that the future will be filled with pervasive IoT devices, present in most aspects of human life’s. In this we focus on which aspects are more important for the well-being of a person and which devices, technologies and interactions may be used to collect data directly from users and measure their physiological and emotional responses. Even though not all the technologies presented in this article are yet mainstream, they have been evolving very rapidly and evidence makes us believe that the efficiency of this approach will be closely related to their advances.