Repository logo
 
Publication

A supervisão de práticas pedagógicas de futuros educadores de infância: o educador cooperante como objeto de estudo

dc.contributor.authorMenino, Ana Raquel Lopes
dc.date.accessioned2013-02-13T16:55:13Z
dc.date.available2013-02-13T16:55:13Z
dc.date.issued2011
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Gestão, Avaliação e Supervisão Escolar apresentada à ESECS - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do IPL - Instituto Politécnico de Leiria.por
dc.description.abstractA complexidade das funções do professor e as exigências que se colocam, na sociedade actual, relativamente à profissão docente, e consequentemente, à qualidade da educação, atribuem à formação de professores um papel determinante. A formação inicial de educadores e professores constitui um domínio crucial de intervenção tanto ao nível da política educativa como da investigação. É nesta conjectura que se justifica o interesse no desenvolvimento deste trabalho no contexto do qual se procura aprofundar o estudo de práticas de supervisão na formação inicial de Educadores de Infância, tomando como sujeitos de investigação Educadores Cooperantes, cujo papel e impacto na formação e desenvolvimento profissional dos formandos são amplamente reconhecidos (Oliveira-Formosinho, 2002; Jacinto e Sanches, 2002; Neves, 2007; Esteves, Caires, Martins e Moreira, 2008; Almeida, 2009; Matias e Vasconelos, 2010). O estudo situa-se num paradigma de investigação qualitativo, de tipo estudo de caso, e desenvolve-se com quatro Educadoras Cooperantes que colaboraram na prática de ensino supervisionada, em Jardim de Infância, na ESECS, no ano lectivo 2010/11. Pretende-se com a investigação contribuir para estudar e compreender práticas de supervisão de Educadores Cooperantes na formação profissional inicial de Educadores de Infância, identificando e descrevendo estratégias formativas que utilizam no ciclo de supervisão e características do contexto sócio-afectivo em que se desenvolvem. Pretendem-se, ainda, compreender e descrever perspectivas das Educadoras Cooperantes relativamente ao processo de supervisão.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/738
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectPráticas de supervisãopor
dc.subjectEducadores cooperantespor
dc.subjectFormação inicialpor
dc.subjectEstratégias de supervisãopor
dc.subjectCiclo de supervisãopor
dc.subjectContexto sócio-afectivopor
dc.titleA supervisão de práticas pedagógicas de futuros educadores de infância: o educador cooperante como objeto de estudopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Projecto II 23-10-11.pdf
Size:
1.23 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: