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A supervisão de práticas pedagógicas de futuros educadores de infância: o educador cooperante como objeto de estudo
dc.contributor.author | Menino, Ana Raquel Lopes | |
dc.date.accessioned | 2013-02-13T16:55:13Z | |
dc.date.available | 2013-02-13T16:55:13Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Gestão, Avaliação e Supervisão Escolar apresentada à ESECS - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do IPL - Instituto Politécnico de Leiria. | por |
dc.description.abstract | A complexidade das funções do professor e as exigências que se colocam, na sociedade actual, relativamente à profissão docente, e consequentemente, à qualidade da educação, atribuem à formação de professores um papel determinante. A formação inicial de educadores e professores constitui um domínio crucial de intervenção tanto ao nível da política educativa como da investigação. É nesta conjectura que se justifica o interesse no desenvolvimento deste trabalho no contexto do qual se procura aprofundar o estudo de práticas de supervisão na formação inicial de Educadores de Infância, tomando como sujeitos de investigação Educadores Cooperantes, cujo papel e impacto na formação e desenvolvimento profissional dos formandos são amplamente reconhecidos (Oliveira-Formosinho, 2002; Jacinto e Sanches, 2002; Neves, 2007; Esteves, Caires, Martins e Moreira, 2008; Almeida, 2009; Matias e Vasconelos, 2010). O estudo situa-se num paradigma de investigação qualitativo, de tipo estudo de caso, e desenvolve-se com quatro Educadoras Cooperantes que colaboraram na prática de ensino supervisionada, em Jardim de Infância, na ESECS, no ano lectivo 2010/11. Pretende-se com a investigação contribuir para estudar e compreender práticas de supervisão de Educadores Cooperantes na formação profissional inicial de Educadores de Infância, identificando e descrevendo estratégias formativas que utilizam no ciclo de supervisão e características do contexto sócio-afectivo em que se desenvolvem. Pretendem-se, ainda, compreender e descrever perspectivas das Educadoras Cooperantes relativamente ao processo de supervisão. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/738 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Práticas de supervisão | por |
dc.subject | Educadores cooperantes | por |
dc.subject | Formação inicial | por |
dc.subject | Estratégias de supervisão | por |
dc.subject | Ciclo de supervisão | por |
dc.subject | Contexto sócio-afectivo | por |
dc.title | A supervisão de práticas pedagógicas de futuros educadores de infância: o educador cooperante como objeto de estudo | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |