Repository logo
 
Publication

O uso da simulação no cálculo de probabilidades

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorSantos, Rui Filipe Vargas de Sousa
dc.contributor.authorDias, Andrea Inês Gaspar Cravo
dc.date.accessioned2016-03-16T12:43:09Z
dc.date.available2016-03-16T12:43:09Z
dc.date.issued2015-05-05
dc.description.abstractAs orientações curriculares da disciplina de matemática salientam frequentemente a importância do uso da tecnologia, nomeadamente dos computadores, como recurso pedagógico na construção de conhecimento nos mais diversos temas. A temática das probabilidades não é exceção e vários estudos confirmam o valioso contributo dos simuladores computacionais, especialmente no desenvolvimento correto de intuições probabilísticas e na desconstrução de perceções erradas muitas vezes partilhadas por docentes e discentes. A História da Matemática é igualmente mencionada nos programa como tema transversal a ser trabalhado ao longo do ano, com o objetivo de proporcionar aos alunos uma visão da matemática como uma ciência viva e em evolução. É igualmente defendido na literatura o estabelecimento de conexões entre os conteúdos probabilísticos trabalhados e a realidade dos estudantes, de modo a que estes tenham uma perceção verdadeira da importância da matemática na vida diária, bem como do seu contributo no desenvolvimento de outras ciências. Neste sentido, este trabalho apresenta material didático baseado na resolução de problemas históricos e reais, a partir da exploração de simuladores construídos com o software R. Os resultados da experiência pedagógica realizada, com recurso aos materiais desenvolvidos, sugerem que o uso de simuladores facilita a compreensão dos problemas apresentados, proporciona aos alunos um papel mais ativo na descoberta da solução e possibilita a concretização de todas as tarefas propostas. Foi igualmente consensual que a utilização do simulador oferece maior confiança nas respostas aos problemas propostos. Há, deste modo, fortes evidências que o recurso a simuladores computacionais deve ser tido em conta como ferramenta pedagógica no ensino das probabilidades.pt_PT
dc.identifier.tid201084759pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/1625
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino da matemáticapt_PT
dc.subjectTecnologia educativapt_PT
dc.subjectSimulaçãopt_PT
dc.subjectProbabilidadespt_PT
dc.titleO uso da simulação no cálculo de probabilidadespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação – Especialização em Utilização Pedagógica das TICpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Proj. Andrea.pdf
Size:
29.24 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: