Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
216.2 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Nesta comunicação apresentar-se-á parte de uma pesquisa em curso sobre o
trabalho social feito nas escolas, quer por parte de educadores sociais e
assistentes sociais, quer por parte de professores que estão sensibilizados e
preparados para fazer mediação escolar e a articulação entre a cultura
hegemónica da escola e as dos alunos que a ela chegam.
Para o efeito, socorrer-nos-emos dum trabalho etnográfico e, em particular,
de narrativas de professores de duas escolas do concelho de Leiria que têm
sido paradigmáticas na construção de práticas pedagógicas e sociais de como
lidar com a diferença, a desigualdade e os problemas da sociedade
contemporânea que se espelham na “escola para todos”.
Dedica-se uma especial atenção à análise de uma entrevista em grupo (focus
group)
para confrontar pontos de vista. A partir de extractos das vozes dos sujeitos
implicados nessa entrevista em grupo, avaliar-se-á da eficácia desta
metodologia etnográfica e do valor heurístico da mesma para confrontar
representações e práticas de trabalho social em escolas. Este tipo de
entrevista, gravada em áudio e em vídeo, permite apurar melhor os olhares
consonantes e dissonantes sobre a emergência e legitimação de novos
profissionais dentro das escolas hoje, cada vez mais, um microcosmos da
sociedade global.
Description
Keywords
Mediação escolar Mediação sócio-cultural Representações e práticas de trabalho social Entrevista etnográfica Entrevista em grupo Focus group
Pedagogical Context
Citation
VIEIRA, Ana Maria; VIEIRA, Ricardo - A entrevista em grupo: formas de desocultar representações e práticas de trabalho social nas escolas. In: CRUZ, Fernando (Org.) Actas do III Congresso Internacional de Etnografia, Cabeceiras de Basto: AGIR, 2008. ISBN 978-989-8170-00-2.