Repository logo
 
Publication

Refletindo e Investigando sobre o Papel do Educador na promoção do Brincar em Educação Pré-Escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGamboa, Maria José Nascimento Silva
dc.contributor.authorSantos, Tatiana Soraia Marques dos
dc.date.accessioned2024-08-24T14:08:27Z
dc.date.available2024-08-24T14:08:27Z
dc.date.issued2024-06-26
dc.description.abstractO presente Relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Utilizando como recurso a reflexão, este relatório procura mostrar o percurso formativo construído, dando destaque às experiências vivenciadas como educadora de infância e investigadora. O relatório é constituído por três partes, sendo a primeira direcionada à dimensão dos três contextos de Prática de Ensino Supervisionada (Prática Pedagógica em Creche, Jardim de Infância I e Jardim de Infância II). Nele se reflete sobre todas as aprendizagens, vivências, desafios e as demais dificuldades que se tornaram fundamentais para a construção da minha identidade profissional. A segunda parte faz referência ao estudo investigativo que tem por base uma investigação - ação. Este foi realizado com quatro crianças na faixa etária dos quatro e cinco anos. Este estudo, de carácter qualitativo, emerge do reconhecimento da relevância do brincar no desenvolvimento da criança e da observação dos momentos de brincadeira realizada em contexto de Jardim de Infância. Tendo em conta que a brincadeira pode ser orientada e potenciada pelo educador, foi elaborada uma proposta de intervenção didática, estruturada em tempos de brincadeira livre e orientada. Os dados analisados permitem comprovar, em conformidade com a revisão da literatura realizada, a relevância do educador enquanto organizador de espaços, de recursos lúdicos e como mediador na participação e envolvimento da criança. Por fim, a terceira parte reflete as considerações finais, onde são evidenciadas as experiências significativas ao longo do percurso académico, enquanto educadora, que se revelaram cruciais no desenvolvimento de competências e capacidades, nomeadamente as de observar, refletir, planificar, avaliar e questionar para melhor formar.pt_PT
dc.identifier.tid203683730pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9920
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectCiclo pedagógicopt_PT
dc.subjectBrincardeirapt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_PT
dc.titleRefletindo e Investigando sobre o Papel do Educador na promoção do Brincar em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
relatorio-de-investigacao-tatiana-santos_após correções formais.pdf
Size:
2.57 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: