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A importância da gestão de desempenho nas organizações de intervenção social

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorSantos, Rui Miguel Duarte
dc.contributor.advisorSantos, Eulália Maria Mota dos
dc.contributor.authorFelicíssimo, Frederica Vieira
dc.date.accessioned2024-02-23T11:14:40Z
dc.date.embargo2026-02-23
dc.date.issued2023-11-21
dc.description.abstractAs organizações de intervenção social desenvolvem a sua atividade numa área essencial para a vida das comunidades, pelo que, é essencial que procurem diariamente a prestação de um serviço de qualidade. Sendo as pessoas o seu principal recurso, capaz de influenciar a qualidade do seu serviço, é importante terem como sua prioridade o investimento nelas. A gestão de desempenho é uma importante ferramenta de gestão de recursos humanos, que permite às organizações realizar o acompanhamento e desenvolvimento dos trabalhadores e da própria organização. O presente estudo tem como objetivo investigar quais as razões de implementação e estratégias utilizadas com o sistema de gestão de desempenho nas organizações de intervenção social. Em termos de metodologia recorreu-se ao inquérito por questionário para avaliar a importância da gestão de desempenho e para complementar realizaram-se entrevistas a diretores técnicos. Neste estudo, através de uma abordagem quantitativa, inquiriram-se 92 organizações de intervenção social, das quais foram selecionadas três para entrevista, utilizando-se nesta fase uma abordagem qualitativa. Os resultados mostram que a escala de importância da gestão de desempenho é composta por três fatores: desenvolvimento organizacional, motivação e desenvolvimento dos trabalhadores e satisfação e bem-estar dos utentes. Por outro lado, a gestão de desempenho não é uma ferramenta de gestão de recursos humanos muito utilizada nas organizações em estudo. Contudo, a sua utilização é benéfica para as organizações, uma vez que, a motivação e desempenho dos trabalhadores melhora o desenvolvimento organizacional, que consequentemente contribui positivamente para a satisfação dos utentes. Espera-se com este trabalho, despertar interesse a académicos para a necessidade de uma análise mais profunda sobre este assunto e a diretores técnicos para a aplicação desta ferramenta de gestão de recursos humanos nas organizações que dirigem.pt_PT
dc.identifier.tid203536738pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9471
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAvaliação de desempenhopt_PT
dc.subjectOrganizações de Intervenção Socialpt_PT
dc.subjectGestão de desempenhopt_PT
dc.subjectIntervenção Socialpt_PT
dc.titleA importância da gestão de desempenho nas organizações de intervenção socialpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Direção e Gestão de Organizações de Intervenção Socialpt_PT

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