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- A Avaliação do Desempenho dos Docentes perspetivada por professores das Escolas associadas do CFAECAN, avaliados nas componentes interna e externa.Publication . Alfredo, Solange Maria Costa; Sousa, Marlene Filipa da Natividade eA Avaliação do Desempenho Docente é um tema que gera sentimentos de injustiça e conflitos entre professores, que necessitam de ver o seu trabalho reconhecido e traduzido numa menção qualitativa para poderem progredir na carreira docente. O atual modelo da Avaliação do Desempenho Docente, em vigor nas nossas escolas desde 2012, aplica-se aos docentes integrados na carreira, aos docentes em período de probatório e aos docentes em regime de contrato das Escolas ou Agrupamentos de Escolas Públicas de Portugal Continental. A Avaliação do Desempenho Docente pode, em determinadas circunstâncias, apresentar duas componentes, externa e interna. A primeira tem como referência os parâmetros estabelecidos a nível nacional e a segunda tem como referência os parâmetros aprovados pelo Conselho Pedagógico. A avaliação interna decorre apenas na Escola e a externa envolve o Centro de Formação de Associações de Escolas. O presente relatório desenvolve um estudo sobre as perceções dos docentes, das Escolas ou Agrupamentos de Escolas associadas do Centro de Formação de Associações de Escolas dos concelhos de Alcobaça e Nazaré, avaliados nas duas componentes, sobre o atual modelo de Avaliação do Desempenho Docente. O estudo foi quantitativo e os dados foram recolhidos através da aplicação de um inquérito por questionário. No tratamento de dados procedeu-se à análise estatística no sentido de concretizar o definido na pergunta de partida e nos objetivos do estudo. Os resultados evidenciam que, segundo a perceção dos professores respondentes, a Avaliação deve ser feita pelos pares posicionados num escalão da carreira superior e com experiência em supervisão pedagógica. Os inquiridos concordam com a observação de aulas, valorizam a existência momentos de avaliação formativa e consideram que o atual modelo não contribui para o desenvolvimento profissional.
- A importância da gestão de desempenho nas organizações de intervenção socialPublication . Felicíssimo, Frederica Vieira; Santos, Rui Miguel Duarte; Santos, Eulália Maria Mota dosAs organizações de intervenção social desenvolvem a sua atividade numa área essencial para a vida das comunidades, pelo que, é essencial que procurem diariamente a prestação de um serviço de qualidade. Sendo as pessoas o seu principal recurso, capaz de influenciar a qualidade do seu serviço, é importante terem como sua prioridade o investimento nelas. A gestão de desempenho é uma importante ferramenta de gestão de recursos humanos, que permite às organizações realizar o acompanhamento e desenvolvimento dos trabalhadores e da própria organização. O presente estudo tem como objetivo investigar quais as razões de implementação e estratégias utilizadas com o sistema de gestão de desempenho nas organizações de intervenção social. Em termos de metodologia recorreu-se ao inquérito por questionário para avaliar a importância da gestão de desempenho e para complementar realizaram-se entrevistas a diretores técnicos. Neste estudo, através de uma abordagem quantitativa, inquiriram-se 92 organizações de intervenção social, das quais foram selecionadas três para entrevista, utilizando-se nesta fase uma abordagem qualitativa. Os resultados mostram que a escala de importância da gestão de desempenho é composta por três fatores: desenvolvimento organizacional, motivação e desenvolvimento dos trabalhadores e satisfação e bem-estar dos utentes. Por outro lado, a gestão de desempenho não é uma ferramenta de gestão de recursos humanos muito utilizada nas organizações em estudo. Contudo, a sua utilização é benéfica para as organizações, uma vez que, a motivação e desempenho dos trabalhadores melhora o desenvolvimento organizacional, que consequentemente contribui positivamente para a satisfação dos utentes. Espera-se com este trabalho, despertar interesse a académicos para a necessidade de uma análise mais profunda sobre este assunto e a diretores técnicos para a aplicação desta ferramenta de gestão de recursos humanos nas organizações que dirigem.
- A Instrução Processual: Estudo de Caso Relacionado com Infrações respeitantes ao Livro de ReclamaçõesPublication . Catarino, Alexandra Maria Clemente; Almeida, Susana Catarina Simões deO presente relatório foi desenvolvido no âmbito do estágio curricular do segundo ano do Mestrado em Solicitadoria de Empresa. A sua elaboração versa sobre a análise e estudo de casos reais. O ponto de partida surge com a descrição da entidade de acolhimento, bem como as atividades desenvolvidas ao longo do estágio. De seguida, para uma melhor compreensão dos casos de estudo apresentados, abordamos o conceito de consumidor e faremos exposição sobre os direitos do consumidor. Ao longo do nosso relatório vamos explanando o regime do Livro de Reclamações e as alterações que este sofreu ao longo dos anos, recorrendo à legislação, a doutrina e jurisprudência. O tema do nosso relatório prede-se com a instrução processual das infrações relacionadas com o Livro de Reclamações, que nos foi possível presenciar e estudar no decurso do nosso estágio.
- A tutela dos direitos dos consumidoresPublication . Xisto, Daniela Catarina Cardigos; Almeida, Susana Catarina Simões deO documento apresentado corresponde ao relatório de estágio que expõe a ordem de trabalhos desenvolvida no contexto do estágio curricular integrado no ciclo de estudo do Mestrado em Solicitadoria de Empresa, lecionado pelo Instituto Politécnico de Leiria, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, com duração correspondente a 1260h. Essencialmente, descrevem-se as atividades desenvolvidas no decorrer da nossa intervenção no departamento jurídico da apDC- Associação Portuguesa de Direito do Consumo, articulando os conhecimentos teóricos com a experiência profissional/pessoal. A nossa dedicação e revisão bibliográfica recaiu sobre a explanação dos direitos dos consumidores, investindo na investigação científica. Para além da sociedade científica em que estagiámos dedicar uma quota parte a este setor, também pudemos intervir na elaboração de outros documentos jurídicos que recaem sobre determinadas temáticas do Direito do Consumo, emitindo cartas de renegociação de créditos e parecer jurídicos. Baseando-nos na experiência adquirida, estudando aprofundadamente diversas temáticas, o entendimento que defendemos é que realmente a associação em causa é a voz ativa dos consumidores, uma vez que pretende proclamar os seus direitos de forma assertiva e justa.