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Authors
Abstract(s)
As organizações de intervenção social desenvolvem a sua atividade
numa área essencial para a vida das comunidades, pelo que, é essencial
que procurem diariamente a prestação de um serviço de qualidade.
Sendo as pessoas o seu principal recurso, capaz de influenciar a
qualidade do seu serviço, é importante terem como sua prioridade o
investimento nelas. A gestão de desempenho é uma importante
ferramenta de gestão de recursos humanos, que permite às organizações
realizar o acompanhamento e desenvolvimento dos trabalhadores e da
própria organização. O presente estudo tem como objetivo investigar
quais as razões de implementação e estratégias utilizadas com o sistema
de gestão de desempenho nas organizações de intervenção social.
Em termos de metodologia recorreu-se ao inquérito por questionário
para avaliar a importância da gestão de desempenho e para
complementar realizaram-se entrevistas a diretores técnicos. Neste
estudo, através de uma abordagem quantitativa, inquiriram-se 92
organizações de intervenção social, das quais foram selecionadas três
para entrevista, utilizando-se nesta fase uma abordagem qualitativa.
Os resultados mostram que a escala de importância da gestão de
desempenho é composta por três fatores: desenvolvimento
organizacional, motivação e desenvolvimento dos trabalhadores e
satisfação e bem-estar dos utentes. Por outro lado, a gestão de
desempenho não é uma ferramenta de gestão de recursos humanos
muito utilizada nas organizações em estudo. Contudo, a sua utilização
é benéfica para as organizações, uma vez que, a motivação e
desempenho dos trabalhadores melhora o desenvolvimento
organizacional, que consequentemente contribui positivamente para a
satisfação dos utentes. Espera-se com este trabalho, despertar interesse
a académicos para a necessidade de uma análise mais profunda sobre
este assunto e a diretores técnicos para a aplicação desta ferramenta de
gestão de recursos humanos nas organizações que dirigem.
Description
Keywords
Avaliação de desempenho Organizações de Intervenção Social Gestão de desempenho Intervenção Social