Repository logo
 
Publication

Fatores intensificadores da experiência turística: O caso do mercado medieval de Óbidos, Portugal

dc.contributor.authorRibeiro, Ricardo José Pedras Rodrigues
dc.contributor.authorDias, Francisco
dc.contributor.authorAlmeida, António Sérgio Araújo de
dc.date.accessioned2022-08-05T15:29:34Z
dc.date.available2022-08-05T15:29:34Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractO presente estudo examina o Mercado Medieval de Óbidos (MMO), Portugal, visando evidenciar alguns aspetos relevantes da gestão e cocriação da experiência turística em eventos de recriação histórica. Partindo de uma revisão da literatura sobre conceitos centrais e da observação das interações no seio da organização do evento, foi elaborado um Modelo de Gestão de Experiências em Eventos de Recriação Histórica, servindo de grelha de leitura ao processo de cocriação do certame como um todo. Adotou-se como instrumento analítico a Pirâmide da Experiência Turística (Tarssanen e Kylänen, 2005) com o objetivo de examinar fatores de intensificação da experiência que levam à incorporação de valores da comunidade por parte dos visitantes. Neste estudo de caso conclui-se que os principais fatores de intensificação da experiência turística são o envolvimento, a perceção de autenticidade e os sentidos lúdico e educacional.pt_PT
dc.description.abstractThis study is dedicated to the Medieval Market of Óbidos (MMO), Portugal, aiming to highlight strategies adopted by event managers and local actors in order to offer meaningful experiences to visitors. Taking into account a review of the literature on central concepts and through observation of interactions within the organization of the event, it was prepared a management model of experiences in historical reenactment events, serving as reading grid to process co-creation of the event as a whole. It was adopted as analytical instrument the Pyramid of Tourism Experience (Tarssanen e Kylänen, 2005) in order to examine factors of intensification of the experience that lead to the incorporation of community values on visitors. In this case study it was assumed that the main factors of increasing the tourism experience is the involvement, the lack of authenticity and the playful and educational senses.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRibeiro, R. J. P. R. ., Dias, F. T. P. ., & Almeida, A. S. A. de . (2021). Fatores Intensificadores da Experiência Turística: O Caso do Mercado Medieval de Óbidos, Portugal. RPER, (53), 35–54. Obtido de https://www.review-rper.com/index.php/rper/article/view/182pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/7524
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAssociação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (APDR)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.review-rper.com/index.php/rper/article/view/182pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectPatrimónio culturalpt_PT
dc.subjectEventospt_PT
dc.subjectExperiência turísticapt_PT
dc.subjectCultural heritagept_PT
dc.subjectEventspt_PT
dc.subjectTourist experiencept_PT
dc.titleFatores intensificadores da experiência turística: O caso do mercado medieval de Óbidos, Portugalpt_PT
dc.title.alternativeIntensifying factors of the tourism experience: The case of the medieval market of Óbidos, Portugalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage54pt_PT
oaire.citation.issue53pt_PT
oaire.citation.startPage35pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Estudos Regionaispt_PT
person.familyNamePedras Ribeiro
person.familyNameDias
person.familyNameAraújo de Almeida
person.givenNameRicardo
person.givenNameFrancisco
person.givenNameAntónio Sérgio
person.identifier169598
person.identifier.ciencia-idF411-3A09-F48F
person.identifier.ciencia-id3511-EED2-3A97
person.identifier.orcid0000-0003-3704-785X
person.identifier.orcid0000-0002-5466-7420
person.identifier.orcid0000-0002-3758-7656
person.identifier.ridF-4417-2017
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationc635167b-5a75-4d02-8065-d93e3ed9ef8b
relation.isAuthorOfPublication20ca24a1-4df1-4edb-9b60-1bdcfca39ab9
relation.isAuthorOfPublicationa08eb97f-dd51-4d88-aee2-671cfda05b44
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya08eb97f-dd51-4d88-aee2-671cfda05b44

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Ribeiro et al_2020_Fatores intensificadores.pdf
Size:
524.93 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: