Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Branding também é User Experience

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Esta fase final do Mestrado, representa uma grande oportunidade para explorar a fascinante relação entre branding e a Experiência do Utilizador, com enfoque nas estratégias digitais para a Realidade Aumentada num ambiente mobile. O estágio é uma etapa fundamental na minha jornada académica e profissional. Para além de ter tido a oportunidade de criar trabalho visualmente impactante, pude também perceber como posso desencadear experiências que ressoem com o público e, assim, talvez transformar um pouco a maneira como as marcas são percebidas e apreciadas. O objetivo principal deste estudo foi tentar perceber como a percepção da marca pode ser aprimorada através de experiências envolventes, e inovadoras para o público. Selecionei alguns estúdios, e agências que pudessem acolher-me, e fornecer as ferramentas de que necessitava. É aqui que surge a Atto creative solutions, e posteriormente, a Younik think for action, onde aprendi e cresci com profissionais que partilham deste meu interesse em criar experiências significativas. No estágio, o foco foi trabalhar na criação de estratégias de Branding e User Experience (UX), que ampliassem a conexão emocional dos clientes com as marcas, proporcionando experiências personalizadas e cativantes. Pretende-se simultaneamente explorar o potencial da Realidade Aumentada (RA), e investigar como pode ser usada para estender e enriquecer a narrativa de uma marca, criando interações especiais com o seu público. Colaborei na criação de soluções, trabalhando afincamente para desenvolver projetos inovadores que demonstram como o design gráfico pode impulsionar a percepção da marca.
Ao longo do estágio, pude contribuir também para o enriquecimento do conhecimento da equipa, sobre as possibilidades do design orientado, para criar experiências excepcionais e proveitosas. Este documento é um compêndio que representa uma investigação aprofundada, assim como a procura pela inovação e soluções inéditas. Tem como objectivo sintetizar o trabalho desenvolvido durante o estágio curricular, uma parte integrante do Mestrado em Design Gráfico na Escola Superior de Artes e Design do Politécnico de Leiria. A sua estrutura foi delineada de forma a oferecer uma compreensão abrangente da investigação. Cada secção do documento foi concebida com o propósito de nos oferecer uma visão panorâmica da abordagem investigativa, detalhando os passos, metodologias e descobertas alcançadas ao longo do percurso realizado em três meses de estágio, na Atto, e depois na Younik, ambas agências de design, branding, comunicação e marketing digital, situadas em Porto de Mós e Leiria respectivamente. Todo este percurso serviu para adquirir e aprofundar novos conhecimentos, a nível técnico, prático e teórico, ganhar experiência profissional, e perceber, da melhor forma, como funciona uma agência de design e todos os processos criativos envolventes.

Description

Keywords

Branding Experiência do Utilizador Consumidor Realidade Aumentada Estratégia

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License