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A indústria da moda é um dos sectores mais influentes da nossa sociedade, não apenas em termos de poder financeiro, mas também na forma como molda tendências e se afirma enquanto cultura. A presente investigação procura perceber as possibilidades e desafios que o designer gráfico enfrenta com a evolução da tecnologia no campo dos têxteis, e se se verifica um regime de comunicação mútuo. O designer gráfico acrescenta novas e diferentes características ao trabalho com tecido, mas a impressão do tecido incorpora preocupações que refletem na escala do ser humano. A diferença reside principalmente em questões de tipologia, sendo que habitualmente o designer gráfico trabalha o papel, mas pode também trabalhar o tecido. Presentemente existe um interesse crescente pela impressão digital têxtil, sobretudo pela sua versatilidade e desempenho nas possibilidades que oferece ao abrir portas, tanto para os intervenientes historicamente afastados destas operações, assim como para aqueles que não intervinham no mundo da impressão têxtil, devido à tecnologia surgir como inacessível técnica e economicamente. A tecnologia evolui no sentido do print-on-demand e ano após ano os avanços são crescentes e sistematicamente adotados pelos criadores de moda, escancarando-se também a oportunidade para o designer gráfico de ser cada vez mais interveniente.
Esta dissertação divide-se em duas partes: contextualização histórica da impressão digital e da impressão de têxteis e na segunda parte a contextualização contemporânea do designer gráfico, e do universo da moda perante o print-on-demand no contexto da indústria têxtil.
Como projeto prático desta dissertação, decidimos experienciar o uso da tecnologia da impressão digital em tecido. Para esse efeito foi criada uma metodologia, encetando posteriormente um processo daí decorrente, onde a impressão é o resultado de um esforço conjunto de colaboração entre design gráfico e moda.
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Print-on-demand Impressão digital têxtil Têxteis Design gráfico Moda Personalização