Browsing by Issue Date, starting with "2019-07-24"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O design gráfico e a indústria têxtil num contexto contemporâneo de proximidadePublication . Moreira, Beatriz Loureiro; Pinto, João Carlos de JesusA indústria da moda é um dos sectores mais influentes da nossa sociedade, não apenas em termos de poder financeiro, mas também na forma como molda tendências e se afirma enquanto cultura. A presente investigação procura perceber as possibilidades e desafios que o designer gráfico enfrenta com a evolução da tecnologia no campo dos têxteis, e se se verifica um regime de comunicação mútuo. O designer gráfico acrescenta novas e diferentes características ao trabalho com tecido, mas a impressão do tecido incorpora preocupações que refletem na escala do ser humano. A diferença reside principalmente em questões de tipologia, sendo que habitualmente o designer gráfico trabalha o papel, mas pode também trabalhar o tecido. Presentemente existe um interesse crescente pela impressão digital têxtil, sobretudo pela sua versatilidade e desempenho nas possibilidades que oferece ao abrir portas, tanto para os intervenientes historicamente afastados destas operações, assim como para aqueles que não intervinham no mundo da impressão têxtil, devido à tecnologia surgir como inacessível técnica e economicamente. A tecnologia evolui no sentido do print-on-demand e ano após ano os avanços são crescentes e sistematicamente adotados pelos criadores de moda, escancarando-se também a oportunidade para o designer gráfico de ser cada vez mais interveniente. Esta dissertação divide-se em duas partes: contextualização histórica da impressão digital e da impressão de têxteis e na segunda parte a contextualização contemporânea do designer gráfico, e do universo da moda perante o print-on-demand no contexto da indústria têxtil. Como projeto prático desta dissertação, decidimos experienciar o uso da tecnologia da impressão digital em tecido. Para esse efeito foi criada uma metodologia, encetando posteriormente um processo daí decorrente, onde a impressão é o resultado de um esforço conjunto de colaboração entre design gráfico e moda.
- A dinâmica do processo de autoavaliação num agrupamento de escolas de ExcelênciaPublication . Almeida, Ana Cristina Veigas Cadima; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da SilvaA avaliação das escolas tem adquirido uma importância facilmente constatável e uma centralidade crescente nas políticas educativas atuais. O modelo implementado em Portugal compreende a existência de duas modalidades de avaliação, uma externa, levada a cabo por agentes exteriores à escola, e outra interna, da responsabilidade da própria escola. O trabalho desenvolvido procurou compreender como se processa e que efeitos produz a autoavaliação num agrupamento de escolas de excelência, e como é percebida e reconhecida pelo agrupamento. Para isso, foi desenvolvido um trabalho que compreendeu a análise do caso em estudo, através de recolha e análise documental e de recolha de testemunhos de alguns dos intervenientes no processo de autoavaliação. O processo de autoavaliação dinamizado pelo Núcleo de Avaliação Interna (NAI), no agrupamento em estudo, carateriza-se pelo seu dinamismo e pela intervenção de uma grande variedade de estruturas internas e externas ao agrupamento. Esse processo conduz à implementação de um amplo conjunto de ações de melhoria ao nível dos resultados académicos, da gestão e do funcionamento do agrupamento e da prestação do serviço educativo. Verificou-se que o NAI parece ter um papel central no trabalho desenvolvido pelo agrupamento facultando dados e informações que permitem às restantes estruturas analisar se o caminho que está a ser seguido é o pretendido e se produz os efeitos desejados. A maioria dos entrevistados considera que o trabalho desenvolvido pelo NAI foi decisivo para a atribuição das três menções de Excelente ao agrupamento. São ainda apontados como fatores que conduziram ao sucesso do agrupamento a ação da direção do agrupamento e o trabalho colaborativo e de equipa que se desenvolve.