Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.48 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este trabalho apresenta um estudo sobre os processos de comunicação utilizados por professores em duas situações de prática diferentes – na Sala de Aula do Futuro e na educação a distância: o modo como estes podem influenciar a aprendizagem dos alunos.
Atendendo ao contexto tecnológico atual, ao novo perfil do aluno, e do professor, bem como à mudança de conceção de Escola do século XXI, importa estudar como estas mudanças afetam as práticas, e em particular, a comunicação no espaço pedagógico.
Os espaços escolares cada dia que passa estão socialmente mais equitativos e culturalmente mais significativos, procurando responder aos problemas de abandono e de retenção dos alunos, mas também com mais possibilidades de desenvolvimento de projetos que visam a promoção das aprendizagens essenciais dos alunos, tendo a comunicação entre professor e alunos na sala de aula um papel importante.
O estudo, enquadrado no paradigma qualitativo, seguiu uma metodologia de estudo de caso múltiplo. Para tal, as ações de investigação incidiram sobre dois casos.
Os participantes foram uma turma do 8º ano de escolaridade, do 3.º Ciclo do Ensino Básico, e dois professores das disciplinas de Português e de Matemática em situações de prática na Sala de Aula do Futuro e em aulas na Educação a Distância.
No que respeita à recolha de dados, esta foi efetuada através das técnicas de observação e de entrevista. Relativamente ao tratamento dos dados recolhidos através da observação foram elaboradas grelhas para análise do conteúdo; e para os que foram recolhidos através da entrevista, procedeu-se à análise de conteúdo das respostas obtidas, disponibilizadas através de tabelas com sínteses textuais.
Com o estudo dos dois casos, verificou-se que a comunicação em situação de aula decorre adaptada aos contextos e aos meios que neles existem; - na Sala de Aula do Futuro, surge em modo unidirecional e bidirecional, ajustada às metodologias adotadas em aula pelo professor, passando estas pelo uso das tecnologias de que a sala dispõe; na Educação a Distância decorre, predominantemente, em modo unidirecional, tendo sido identificadas algumas barreiras.
Description
Keywords
Comunicação Acessível Comunicação Tecnologia da educação Educação à distância