Repository logo
 
Publication

Contributos para a elaboração de um plano de marketing territorial do Concelho de Salvaterra de Magos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorSchön, Michael
dc.contributor.advisorMartins, Rui Alberto de Freitas
dc.contributor.authorRodrigues, Daniela Dara Santos
dc.date.accessioned2022-03-09T16:51:18Z
dc.date.available2022-03-09T16:51:18Z
dc.date.issued2022-03-07
dc.description.abstractNum mundo cada vez mais globalizado em que se assiste a uma enorme concorrência entre territórios por turistas, investimentos, indústrias e moradores, neste sentido, torna-se vital a definição e adoção de um plano de marketing estratégico tendo em conta a inclusão de stakeholders, atividades e recursos estratégicos do território e ao mesmo tempo valorizar o território e contribuir para a sua sustentabilidade a longo prazo. O marketing territorial é uma peça fundamental para o desenvolvimento dos territórios em todas as suas valências e áreas de atividade, incluindo o turismo que requer uma especial atenção no potencial turístico do território atraindo turistas. A estratégia de marketing territorial permite aos territórios explorarem as seus pontos fortes, competências e vantagens competitivas, bem como gera valor e permite tornar o território atrativo e diferenciado junto da concorrência. No plano de marketing, é também considerada a construção de uma imagem apelativa e atrativa do território bem como a definição de uma identidade de marca diferenciadora e comunicadora dos valores e identidade única dos locais. A presente dissertação forcar-se-á no desenvolvimento de um plano de marketing do concelho de Salvaterra de Magos com a especificação de ações que contribuam para a implementação da estratégia de marketing assente no desenvolvimento do município, sobretudo turístico. O projeto assenta numa abordagem qualitativa, uma vez que são consideradas entrevistas semiestruturadas realizadas a agentes do setor público e privado do concelho, bem como numa abordagem quantitativa, pois são aplicados inquéritos a residentes, visitantes e não-visitantes, considerando estes últimos indivíduos que, porém, nunca tenham visitado o concelho, já ouviram falar do mesmo. Num ponto de vista geral, os objetivos desta dissertação incluem a definição de uma estratégia para o concelho de Salvaterra de Magos tendo em conta as principais características do território bem como potenciar o mesmo, tornando mais atrativo, especialmente para os turistas e residentes.pt_PT
dc.identifier.tid202959660pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/6755
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTurismopt_PT
dc.subjectMarketing Territorialpt_PT
dc.subjectPlano de Marketingpt_PT
dc.subjectMarcapt_PT
dc.titleContributos para a elaboração de um plano de marketing territorial do Concelho de Salvaterra de Magospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketing e Promoção Turísticapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação-Contributos para a elaboração de um Plano de Marketing Territorial do Concelho de Salvaterra de Magos_DanielaRodrigues.pdf
Size:
3.21 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description: