Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Contributos para a elaboração de um plano de marketing territorial do Concelho de Salvaterra de Magos

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Num mundo cada vez mais globalizado em que se assiste a uma enorme concorrência entre territórios por turistas, investimentos, indústrias e moradores, neste sentido, torna-se vital a definição e adoção de um plano de marketing estratégico tendo em conta a inclusão de stakeholders, atividades e recursos estratégicos do território e ao mesmo tempo valorizar o território e contribuir para a sua sustentabilidade a longo prazo. O marketing territorial é uma peça fundamental para o desenvolvimento dos territórios em todas as suas valências e áreas de atividade, incluindo o turismo que requer uma especial atenção no potencial turístico do território atraindo turistas. A estratégia de marketing territorial permite aos territórios explorarem as seus pontos fortes, competências e vantagens competitivas, bem como gera valor e permite tornar o território atrativo e diferenciado junto da concorrência. No plano de marketing, é também considerada a construção de uma imagem apelativa e atrativa do território bem como a definição de uma identidade de marca diferenciadora e comunicadora dos valores e identidade única dos locais. A presente dissertação forcar-se-á no desenvolvimento de um plano de marketing do concelho de Salvaterra de Magos com a especificação de ações que contribuam para a implementação da estratégia de marketing assente no desenvolvimento do município, sobretudo turístico. O projeto assenta numa abordagem qualitativa, uma vez que são consideradas entrevistas semiestruturadas realizadas a agentes do setor público e privado do concelho, bem como numa abordagem quantitativa, pois são aplicados inquéritos a residentes, visitantes e não-visitantes, considerando estes últimos indivíduos que, porém, nunca tenham visitado o concelho, já ouviram falar do mesmo. Num ponto de vista geral, os objetivos desta dissertação incluem a definição de uma estratégia para o concelho de Salvaterra de Magos tendo em conta as principais características do território bem como potenciar o mesmo, tornando mais atrativo, especialmente para os turistas e residentes.

Description

Keywords

Turismo Marketing Territorial Plano de Marketing Marca

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue