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- Fatores de impacto dos vídeos de promoção turísticaPublication . Pãozinho, Ricardo Filipe Rolim; Dias, Francisco Teixeira PintoO turismo tem-se assumido, sobretudo ao longo das últimas décadas, enquanto atividade com uma importância crescente em todo o mundo, cujos impactos diretos e indiretos são transversais a toda a sociedade. Nesse contexto, saber comunicar, de forma adequada, os destinos turísticos, assume uma importância crescente, pois apenas os destinos que se encontram bem presentes na mente dos turistas serão considerados na hora de escolher um destino a visitar. Dada a importância dos vídeos de promoção turística (VPT) dos diferentes destinos turísticos, em particular num contexto de crescente relevância das redes sociais, por um lado, bem como perante a exiguidade de bibliografia concernente a esta temática, por outro, é concretizada a presente dissertação. Assim sendo, a presente dissertação tem como principal objetivo aferir, evidenciar, compreender e analisar os principais fatores de eficácia dos VPT, através da análise aprofundada de dois vídeos promocionais relativos a dois destinos bastante distintos – Suíça e Dubai. A presente dissertação consiste, numa primeira etapa, numa investigação teórica, a qual foi executada através da condução de uma pesquisa bibliográfica ampla e da coletânea de informação concernente aos fatores de eficácia dos VPT, bem como de uma investigação quantitativa realizada através de um estudo quasi-experimental, por meio de um inquérito por questionário, realizado de forma presencial. Constata-se que o objetivo pretendido foi alcançado, tendo-se verificado quais são, efetivamente, os principais fatores responsáveis pela eficácia dos VPT, nomeadamente o endosso do produto/destino, o entusiasmo, a originalidade e a criatividade. É sugerido que sejam levadas a cabo novas investigações que permitam solidificar e aprofundar o estudo aqui começado. Não obstante, os dados do presente estudo já podem servir de orientação para as entidades responsáveis pela definição de estratégias de promoção turística (PT), particularmente no que concerne aos meios audiovisuais.
- Contributos para a elaboração de um plano de marketing territorial do Concelho de Salvaterra de MagosPublication . Rodrigues, Daniela Dara Santos; Schön, Michael; Martins, Rui Alberto de FreitasNum mundo cada vez mais globalizado em que se assiste a uma enorme concorrência entre territórios por turistas, investimentos, indústrias e moradores, neste sentido, torna-se vital a definição e adoção de um plano de marketing estratégico tendo em conta a inclusão de stakeholders, atividades e recursos estratégicos do território e ao mesmo tempo valorizar o território e contribuir para a sua sustentabilidade a longo prazo. O marketing territorial é uma peça fundamental para o desenvolvimento dos territórios em todas as suas valências e áreas de atividade, incluindo o turismo que requer uma especial atenção no potencial turístico do território atraindo turistas. A estratégia de marketing territorial permite aos territórios explorarem as seus pontos fortes, competências e vantagens competitivas, bem como gera valor e permite tornar o território atrativo e diferenciado junto da concorrência. No plano de marketing, é também considerada a construção de uma imagem apelativa e atrativa do território bem como a definição de uma identidade de marca diferenciadora e comunicadora dos valores e identidade única dos locais. A presente dissertação forcar-se-á no desenvolvimento de um plano de marketing do concelho de Salvaterra de Magos com a especificação de ações que contribuam para a implementação da estratégia de marketing assente no desenvolvimento do município, sobretudo turístico. O projeto assenta numa abordagem qualitativa, uma vez que são consideradas entrevistas semiestruturadas realizadas a agentes do setor público e privado do concelho, bem como numa abordagem quantitativa, pois são aplicados inquéritos a residentes, visitantes e não-visitantes, considerando estes últimos indivíduos que, porém, nunca tenham visitado o concelho, já ouviram falar do mesmo. Num ponto de vista geral, os objetivos desta dissertação incluem a definição de uma estratégia para o concelho de Salvaterra de Magos tendo em conta as principais características do território bem como potenciar o mesmo, tornando mais atrativo, especialmente para os turistas e residentes.
