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A utilização de jogos digitais, como estratégia de motivação no ensino das ciências naturais

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFreire, Carla Sofia Costa
dc.contributor.authorNeves, Andreia Sofia Faria das
dc.date.accessioned2021-06-01T13:13:39Z
dc.date.available2021-06-01T13:13:39Z
dc.date.issued2021-04-16
dc.description.abstractOs desafios decorrentes do progresso tecnológico remetem para a pertinência de dotar os nossos alunos com novos conhecimentos e competências sociais, indo ao encontro das suas necessidades e interesses, assim como das necessidades do mercado de trabalho, em constante evolução. A Aprendizagem Baseada em Jogos e a Gamificação, em contextos educativos, aliam o desenvolvimento de competências às Tecnologias da Informação e Comunicação, o que contribui para aumentar o envolvimento dos discentes no processo de aprendizagem. Com esta investigação pretendeu-se aferir se a aplicação de jogos digitais - GooseChase e Kahoot, em contexto educativo, motiva os alunos para a aprendizagem das Ciências Naturais. Para tal, realizou-se um estudo de caso, recorrendo a uma metodologia de investigação mista, em que através da aplicação de inquéritos por questionário se percecionou quais: as atitudes dos discentes face à aprendizagem das Ciências Naturais, quais as estratégias de aprendizagem preferidas dos alunos e qual o seu grau de satisfação, após a aplicação de jogos digitais. Verificou-se que os discentes apresentam elevados níveis de satisfação, face ao uso de jogos e o recurso às tecnologias móveis, sendo estes uma alternativa viável e motivadora da aprendizagem. Como tal, cabe aos docentes avaliar o seu grupo de alunos, de forma a aplicar a Aprendizagem baseada em Jogos (GBL), potenciando as principais vantagens da sua aplicação e abraçando alguns desafios, para assim facilitar a integração destas metodologias em sala de aula.pt_PT
dc.identifier.tid202730026pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/5813
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTecnologia Educativapt_PT
dc.subjectJogo digitalpt_PT
dc.subjectCiênciaspt_PT
dc.subjectGamificaçãopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.titleA utilização de jogos digitais, como estratégia de motivação no ensino das ciências naturaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Utilização Pedagógica das TICpt_PT

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