Browsing by Issue Date, starting with "2021-04-16"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Passion, grit, and mindset in undergraduate sport sciences studentsPublication . Frontini, Roberta; Sigmundsson, Hermundur; Antunes, Raul; Silva, Ana Filipa; Lima, Ricardo Franco; Clemente, Filipe ManuelThe aim of this study was two-fold: (i) to compare passion, grit and mindset between sexes; and (ii) to analyze the relationships between passion, grit and mindset. Fifty-eight men (age: 20.10 ± 2.70 years old) and forty-eight women (age: 19.27 ± 4.10 years old) sports sciences undergraduate students voluntarily participated in this study. A cross-sectional survey design was followed. The passion scale, grit scale and mindset scale were provided to participants. Comparisons in the passion, grit and mindset items revealed no significant differences between sexes (p > 0.05). Relationships between passion, grit and mindset were tested. Overall (both sexes considered), correlations presented small magnitudes in the pair's passion*grit (r = 0.28; 95%CI [-0.07; 0.31]; p = 0.004), passion*mindset (r = 0.203; 95%CI [0.01; 0.38]; p = 0.043) and grit*mindset (r = 0.06; 95%CI [-0.14; 0.25]; p = 0.574). As conclusions, the present study did not find significant differences in passion, grit and mindset between sexes in undergraduate sports sciences students. Additionally, it was verified that relationships between passion, grit and mindset are small in this population.
- A utilização de jogos digitais, como estratégia de motivação no ensino das ciências naturaisPublication . Neves, Andreia Sofia Faria das; Freire, Carla Sofia CostaOs desafios decorrentes do progresso tecnológico remetem para a pertinência de dotar os nossos alunos com novos conhecimentos e competências sociais, indo ao encontro das suas necessidades e interesses, assim como das necessidades do mercado de trabalho, em constante evolução. A Aprendizagem Baseada em Jogos e a Gamificação, em contextos educativos, aliam o desenvolvimento de competências às Tecnologias da Informação e Comunicação, o que contribui para aumentar o envolvimento dos discentes no processo de aprendizagem. Com esta investigação pretendeu-se aferir se a aplicação de jogos digitais - GooseChase e Kahoot, em contexto educativo, motiva os alunos para a aprendizagem das Ciências Naturais. Para tal, realizou-se um estudo de caso, recorrendo a uma metodologia de investigação mista, em que através da aplicação de inquéritos por questionário se percecionou quais: as atitudes dos discentes face à aprendizagem das Ciências Naturais, quais as estratégias de aprendizagem preferidas dos alunos e qual o seu grau de satisfação, após a aplicação de jogos digitais. Verificou-se que os discentes apresentam elevados níveis de satisfação, face ao uso de jogos e o recurso às tecnologias móveis, sendo estes uma alternativa viável e motivadora da aprendizagem. Como tal, cabe aos docentes avaliar o seu grupo de alunos, de forma a aplicar a Aprendizagem baseada em Jogos (GBL), potenciando as principais vantagens da sua aplicação e abraçando alguns desafios, para assim facilitar a integração destas metodologias em sala de aula.
- As relações parentais em contexto familiar vistas à luz de teorias educacionaisPublication . Souza, Mônica Ferreira de; Barreto, Maria Antónia Belchior FerreiraDurante milhares de anos, pais aprenderam a criar os seus filhos com avós, tios e vizinhos em circunstâncias relativamente estáveis, juntavam-se ao redor da fogueira para partilhar as suas experiências e conhecimentos que eram passados de geração em geração. Com a migração das famílias para as grandes cidades, a sabedoria e o apoio de parentes e amigos perderam-se, comprometendo os recursos da arte de criar filhos. Os profissionais de diversas áreas precisam de estudar durante anos ininterruptos para se tornarem aptos a exercer uma profissão; para os pais só é necessário ter os filhos, e de certa forma os filhos são “entregues ao acaso”. No entanto no mundo ocidental a escolaridade obrigatória faz com que todos estejam mais informados sobre o que é ser criança e como esta deve ser educada. Os direitos da criança são constantemente referidos. As famílias educam os seus filhos como acreditam ser o melhor. Há um senso comum sobre o assunto que muitas vezes é incompleto e/ou assenta em bases deturpadas quanto ao conhecimento sobre o desenvolvimento da criança. Neste trabalho quisemos conhecer como são educadas algumas crianças brasileiras e relacionar os procedimentos educativos das suas educadoras(mães) com as teorias e métodos educacionais mais conhecidos no Brasil(Montessori, Piaget e Vigostki) afim de perceber se intuitivamente os procedimentos educativos usados são concordantes com as teorias e métodos. Apresentamos a evolução do desenvolvimento educacional da criança no Brasil e as teorias educacionais mais relevantes no contexto brasileiro. Como trabalho empirico analisamos aspetos das relações parentais em contexto familiar que enquadramos nas teorias e métodos educacionais. A pesquisa qualitativa foi de natureza exploratória. Em relação às mães entrevistadas podemos concluir que os procedimentos mais importantes das relações parentais se enquadram nos pensamentos dos teóricos mais presentes na educação no Brasil, o que nos permite dizer que para estes casos se verifica uma grande evolução do pensamento e da ação sobre a criança.
- Mundo azul transição para a vida adulta de jovens com autismoPublication . Rocha, Micaela Rodrigues; Ribeiro, Jaime Emanuel Moreira; Reis, Helena Isabel da SilvaDe acordo com a APA (2013), uma pessoa com Perturbação do Espetro do Autismo apresenta padrões de comportamento, interesses ou atividades restritas e repetitivas e défices persistentes na comunicação e na interação social, impactando com relevância clínica em todos os contextos de vida da pessoa com PEA. Todas as pessoas com PEA apresentam dificuldades na comunicação e interação, em diferentes intensidades, durante todo o seu percurso de vida, ou seja, independentemente da sua faixa etária. Para além disso, apresentam uma necessidade muito intensa de manter comportamentos estruturados, pelo que a manutenção de uma rotina diária é algo imprescindível para estas pessoas. A transição para a vida adulta baseia-se em aspetos chave como o acesso ao ensino superior, a entrada no mercado de trabalho, acesso a cuidados de saúde, ligações sociais e vida independente. São exigidos diversos resultados sociais, tais como o primeiro emprego, uma vida independente, a participação social e o estabelecimento de novas relações. Desta forma, a transição para a vida adulta é marcada por inúmeros desafios, rotinas menos estruturadas e imprevistos que os jovens com PEA se veem obrigados a lidar diariamente. Assim, esta dissertação pretende compreender em que medida a transição para a vida adulta pode ser um processo complexo para jovens com PEA. Esta transição para a vida adulta não pode ser encarada como uma responsabilidade única dos jovens, mas sim, uma responsabilidade comum a diversas entidades sociais. Sendo assim, o apoio social especializado é crucial para estes jovens, na medida em que os orienta na integração e no desenvolvimento das suas competências de interação social. Contudo, estes serviços são ainda muito reduzidos, deixando os jovens com apoio insuficiente e desadequado. Os dados recolhidos neste estudo, de caráter exploratório-descritivo, resultaram de um inquérito qualitativo, por entrevista, realizado a quatro jovens com PEA. A partir dos resultados do estudo observou- iv se que o processo de transição para a vida adulta destes jovens com PEA é complexo. Estes jovens, vivenciam inúmeros desafios e sentimentos de ansiedade, insegurança e incompreensão. Os resultados da investigação reforçam, ainda, a importância do apoio social durante esta fase de transição para a vida adulta, bem como a necessidade de consciencializar a sociedade para a PEA de modo a promover a inclusão social destes jovens.