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Vídeos mediadores do conhecimento: uma abordagem para a comunicação acessível a pessoas com deficiência visual
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Santos, Filipe Alexandre da Silva | |
dc.contributor.author | Tavares, Daniela Cardoso | |
dc.date.accessioned | 2020-03-10T15:23:35Z | |
dc.date.available | 2020-03-10T15:23:35Z | |
dc.date.issued | 2019-12-05 | |
dc.description.abstract | A história da humanidade apresenta evoluções políticas, econômicas e culturais. A partir da alfabetização, se observa um deslocamento da predominância da percepção auditiva para a visual e o surgimento de novos meios de comunicação (jornal, rádio, cinema, etc). Na atualidade, vivemos numa era virtual e imagética (onde o conhecimento em geral está ao alcance de todos e adquire um caráter de competitividade social). Porém, nem todos conseguem ter acesso a isso. Como exemplo, as pessoas com deficiência visual têm dificuldades em adquirir conhecimentos através de conteúdos audiovisuais disponíveis na internet devido a presença da linguagem não-verbal (imagens, gestos, expressões faciais, etc). Ao considerar um crescente uso de vídeos da internet como mediadores do conhecimento (seja na educação presencial e online ou como simples busca de conteúdos), se verifica a necessidade de encontrar estratégias que possibilitem uma apropriação satisfatória dessas mídias a fim de oportunizar o acesso ao conhecimento para todos. Dessa forma, se acredita que o atendimento do desenho universal seja uma possibilidade para isso. Neste intuito, esta pesquisa busca analisar a percepção de 30 pessoas com deficiência visual em relação a dois vídeos diferentes que atuam como mediadores do conhecimento e estão hospedados no Youtube. Por esta razão, se verifica o caráter descritivo desta investigação no que diz respeito aos seus objetivos. Além disso, se verifica o caráter exploratório desta pesquisa ao se pretender identificar possíveis fatores que possam influenciar a compreensão da mensagem pelos espectadores com deficiência visual. Por isso, se optou pela utilização de dois vídeos diferentes com o objetivo de encontrar uma maior diversidade desses fatores. Acredita-se que ao identificar possíveis fatores que possam prejudicar a plena compreensão da mensagem pelos espectadores com deficiência visual, se poderá efetuar um planejamento estratégico adequado para a produção de comunicações audiovisuais acessíveis. Os resultados obtidos demonstram que os vídeos analisados atendem respectivamente pouco e razoavelmente aos seguintes princípios do desenho universal: baixo esforço físico e informação perceptível. Por isso, inicialmente os resultados nos direcionavam a pensar que as respostas dos participantes apenas enfatizassem pontos negativos. Porém, os resultados obtidos nesta pesquisa demonstram uma variabilidade no que diz respeito à mediação satisfatória do conhecimento. A partir disso, se conclui que as mídias audiovisuais contribuem para a geração de um ciclo de circulação do conhecimento e também proporciona à pessoa com deficiência visual ser um formador de opinião na sociedade. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202454363 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/4793 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Comunicação Acessível | pt_PT |
dc.subject | Meios de Comunicação | pt_PT |
dc.subject | Deficiência visual | pt_PT |
dc.subject | Internet | pt_PT |
dc.title | Vídeos mediadores do conhecimento: uma abordagem para a comunicação acessível a pessoas com deficiência visual | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Comunicação Acessível | pt_PT |