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Authors
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Abstract(s)
A história da humanidade apresenta evoluções políticas, econômicas
e culturais. A partir da alfabetização, se observa um deslocamento da
predominância da percepção auditiva para a visual e o surgimento de
novos meios de comunicação (jornal, rádio, cinema, etc). Na
atualidade, vivemos numa era virtual e imagética (onde o
conhecimento em geral está ao alcance de todos e adquire um
caráter de competitividade social). Porém, nem todos conseguem ter
acesso a isso. Como exemplo, as pessoas com deficiência visual têm
dificuldades em adquirir conhecimentos através de conteúdos
audiovisuais disponíveis na internet devido a presença da linguagem
não-verbal (imagens, gestos, expressões faciais, etc). Ao considerar
um crescente uso de vídeos da internet como mediadores do
conhecimento (seja na educação presencial e online ou como simples
busca de conteúdos), se verifica a necessidade de encontrar
estratégias que possibilitem uma apropriação satisfatória dessas
mídias a fim de oportunizar o acesso ao conhecimento para todos.
Dessa forma, se acredita que o atendimento do desenho universal
seja uma possibilidade para isso. Neste intuito, esta pesquisa busca
analisar a percepção de 30 pessoas com deficiência visual em relação
a dois vídeos diferentes que atuam como mediadores do
conhecimento e estão hospedados no Youtube. Por esta razão, se
verifica o caráter descritivo desta investigação no que diz respeito
aos seus objetivos.
Além disso, se verifica o caráter exploratório desta pesquisa
ao se pretender identificar possíveis fatores que possam influenciar a
compreensão da mensagem pelos espectadores com deficiência
visual. Por isso, se optou pela utilização de dois vídeos diferentes
com o objetivo de encontrar uma maior diversidade desses fatores.
Acredita-se que ao identificar possíveis fatores que possam
prejudicar a plena compreensão da mensagem pelos espectadores
com deficiência visual, se poderá efetuar um planejamento
estratégico adequado para a produção de comunicações audiovisuais acessíveis. Os resultados obtidos demonstram que os vídeos analisados atendem respectivamente pouco e razoavelmente aos seguintes princípios do desenho universal: baixo esforço físico e informação perceptível. Por isso, inicialmente os resultados nos direcionavam a pensar que as respostas dos participantes apenas enfatizassem pontos negativos. Porém, os resultados obtidos nesta pesquisa demonstram uma variabilidade no que diz respeito à mediação satisfatória do conhecimento. A partir disso, se conclui que as mídias audiovisuais contribuem para a geração de um ciclo de circulação do conhecimento e também proporciona à pessoa com deficiência visual ser um formador de opinião na sociedade.
Description
Keywords
Comunicação Acessível Meios de Comunicação Deficiência visual Internet