Publication
Peças soltas que unem - Materiais não estruturados como potenciadores de cooperação num grupo de crianças do pré-escolar
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Ana Margarida Fernandes de | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Antunes, Raúl de Sousa Nogueira | pt_PT |
dc.contributor.author | Marques, Regina | |
dc.date.accessioned | 2023-12-11T18:49:24Z | |
dc.date.available | 2023-12-11T18:49:24Z | |
dc.date.issued | 2023-10-23 | |
dc.description.abstract | O Projeto “Peças soltas que unem” foi realizado num jardim-deinfância público, pertencente a um Agrupamento de Escolas na Região Centro. A intervenção decorreu entre os meses de janeiro e abril de 2023 com dois objetivos essenciais: i) avaliar o efeito de um programa de intervenção com materiais não estruturados na promoção de comportamentos cooperativos; ii) avaliar os níveis de satisfação dos participantes com as atividades propostas. Do projeto constaram onze sessões, em que foi organizado um ambiente com diferentes tipos de materiais não estruturados: rolhas de cortiça, rolos de plástico e pedaços de madeiras. Nas primeiras três sessões, proporcionou-se a familiarização com os materiais e nas restantes oito sessões foram propostos desafios de construção com esses materiais. A amostra foi constituída por 22 crianças que frequentavam uma das salas do préescolar (4,1±0,83anos). Foi utilizado como instrumento de recolha de dados uma grelha de observação para avaliar o efeito do programa de intervenção, com materiais não estruturados na promoção de comportamentos cooperativos. Para avaliar o grau de satisfação recorreu-se ao inquérito, em cada sessão, a todos os participantes. Neste estudo foram analisados os comportamentos nas diferentes sessões e em particular de algumas crianças que, antes de iniciar o projeto, demonstravam dificuldades nas interações com os seus pares. Globalmente, apesar de ser visível a alteração da relação das crianças com o ambiente, não foi possível verificar a relação entre a contínua utilização do material não estruturado e o seu impacto nos comportamentos cooperativos. Relativamente aos participantes, demonstraram ao longo do projeto uma postura de comportamentos neutros à exceção de um dos participantes que foi visível a sua evolução no que diz respeito à diminuição de comportamentos não cooperativos. Verificou-se ainda um nível elevado de satisfação dos participantes em todas as sessões do projeto. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203418239 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/9074 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Interação | pt_PT |
dc.subject | Cooperação | pt_PT |
dc.subject | Materiais não estruturados | pt_PT |
dc.title | Peças soltas que unem - Materiais não estruturados como potenciadores de cooperação num grupo de crianças do pré-escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial- Domínio Cognitivo-Motor | pt_PT |