Repository logo
 
Publication

Peças soltas que unem - Materiais não estruturados como potenciadores de cooperação num grupo de crianças do pré-escolar

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorOliveira, Ana Margarida Fernandes dept_PT
dc.contributor.advisorAntunes, Raúl de Sousa Nogueirapt_PT
dc.contributor.authorMarques, Regina
dc.date.accessioned2023-12-11T18:49:24Z
dc.date.available2023-12-11T18:49:24Z
dc.date.issued2023-10-23
dc.description.abstractO Projeto “Peças soltas que unem” foi realizado num jardim-deinfância público, pertencente a um Agrupamento de Escolas na Região Centro. A intervenção decorreu entre os meses de janeiro e abril de 2023 com dois objetivos essenciais: i) avaliar o efeito de um programa de intervenção com materiais não estruturados na promoção de comportamentos cooperativos; ii) avaliar os níveis de satisfação dos participantes com as atividades propostas. Do projeto constaram onze sessões, em que foi organizado um ambiente com diferentes tipos de materiais não estruturados: rolhas de cortiça, rolos de plástico e pedaços de madeiras. Nas primeiras três sessões, proporcionou-se a familiarização com os materiais e nas restantes oito sessões foram propostos desafios de construção com esses materiais. A amostra foi constituída por 22 crianças que frequentavam uma das salas do préescolar (4,1±0,83anos). Foi utilizado como instrumento de recolha de dados uma grelha de observação para avaliar o efeito do programa de intervenção, com materiais não estruturados na promoção de comportamentos cooperativos. Para avaliar o grau de satisfação recorreu-se ao inquérito, em cada sessão, a todos os participantes. Neste estudo foram analisados os comportamentos nas diferentes sessões e em particular de algumas crianças que, antes de iniciar o projeto, demonstravam dificuldades nas interações com os seus pares. Globalmente, apesar de ser visível a alteração da relação das crianças com o ambiente, não foi possível verificar a relação entre a contínua utilização do material não estruturado e o seu impacto nos comportamentos cooperativos. Relativamente aos participantes, demonstraram ao longo do projeto uma postura de comportamentos neutros à exceção de um dos participantes que foi visível a sua evolução no que diz respeito à diminuição de comportamentos não cooperativos. Verificou-se ainda um nível elevado de satisfação dos participantes em todas as sessões do projeto.pt_PT
dc.identifier.tid203418239pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9074
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectInteraçãopt_PT
dc.subjectCooperaçãopt_PT
dc.subjectMateriais não estruturadospt_PT
dc.titlePeças soltas que unem - Materiais não estruturados como potenciadores de cooperação num grupo de crianças do pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial- Domínio Cognitivo-Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PROJETO PEÇAS-SOLTAS QUE UNEM.pdf
Size:
1.21 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: