Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.21 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
O Projeto “Peças soltas que unem” foi realizado num jardim-deinfância
público, pertencente a um Agrupamento de Escolas na Região
Centro. A intervenção decorreu entre os meses de janeiro e abril de
2023 com dois objetivos essenciais: i) avaliar o efeito de um programa
de intervenção com materiais não estruturados na promoção de
comportamentos cooperativos; ii) avaliar os níveis de satisfação dos
participantes com as atividades propostas. Do projeto constaram onze
sessões, em que foi organizado um ambiente com diferentes tipos de
materiais não estruturados: rolhas de cortiça, rolos de plástico e pedaços
de madeiras. Nas primeiras três sessões, proporcionou-se a
familiarização com os materiais e nas restantes oito sessões foram
propostos desafios de construção com esses materiais. A amostra foi
constituída por 22 crianças que frequentavam uma das salas do préescolar
(4,1±0,83anos). Foi utilizado como instrumento de recolha de
dados uma grelha de observação para avaliar o efeito do programa de
intervenção, com materiais não estruturados na promoção de
comportamentos cooperativos. Para avaliar o grau de satisfação
recorreu-se ao inquérito, em cada sessão, a todos os participantes.
Neste estudo foram analisados os comportamentos nas diferentes
sessões e em particular de algumas crianças que, antes de iniciar o
projeto, demonstravam dificuldades nas interações com os seus pares.
Globalmente, apesar de ser visível a alteração da relação das crianças
com o ambiente, não foi possível verificar a relação entre a contínua
utilização do material não estruturado e o seu impacto nos
comportamentos cooperativos. Relativamente aos participantes,
demonstraram ao longo do projeto uma postura de comportamentos
neutros à exceção de um dos participantes que foi visível a sua evolução
no que diz respeito à diminuição de comportamentos não cooperativos.
Verificou-se ainda um nível elevado de satisfação dos participantes em
todas as sessões do projeto.
Description
Keywords
Educação Pré-escolar Interação Cooperação Materiais não estruturados