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Determinantes da lealdade a marcas de apps de entrega de comida

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMarques, Alzira Maria da Acensão
dc.contributor.authorLopes, Marlene Alves
dc.date.accessioned2024-02-27T14:54:10Z
dc.date.available2024-02-27T14:54:10Z
dc.date.issued2023-12-05
dc.description.abstractOs portugueses cada vez mais estão a aderir às aplicações de entrega de comida ao domicílio que normalmente é motivada por diversos fatores tais como a conveniência. Isto é, optam por opções mais fáceis de modo a favorecer as suas tarefas diárias. Frequentemente os consumidores escolhem comprar comida por meio deste tipo de apps por não terem tempo de cozinhar, ou até mesmo pelo desejo de comer outro tipo de comida. As apps de entrega de comida trazem uma grande vantagem para os consumidores já que estes podem fazer o pedido sem saírem de casa. Além deste fator existem outros que se tornam determinantes para que o consumidor possa selecionar uma marca de app como “favorita” e que faça com que o mesmo tenha intenção de a revisitar. Como por exemplo a facilidade de utilização, expectativa de desempenho, a qualidade de informação, a autoeficácia, o hábito, o prazer na sua utilização, WOM, apelo e formalidade estética, preço entre outros. Nesse sentido, esta investigação tem como objetivo identificar quais são os fatores determinantes que justifiquem a fidelização do consumidor à marca da app. Para o efeito, foi realizado um estudo quantitativo com base num questionário online com uma amostra final de 160 utilizadores das apps. Os resultados confirmaram que o preço conveniência juntamente com a autoeficácia, expectativa de esforço e o hábito formam assim os fatores determinantes para que um consumidor tenha intenção de revisitar a app e consequentemente que a divulgue e recomende, tornando-se leal à marca. O estudo contribui para a prática e teoria no contexto das aplicações de entrega de comida online e além disso permitiu identificar e sugerir oportunidades de futuras investigações.pt_PT
dc.identifier.tid203538943pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9490
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectApp de entrega de comidapt_PT
dc.subjectHábitopt_PT
dc.subjectConsumidorpt_PT
dc.subjectPreçopt_PT
dc.subjectExpectativa de esforço e de desempenhopt_PT
dc.subjectWOMpt_PT
dc.titleDeterminantes da lealdade a marcas de apps de entrega de comidapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação e Mediapt_PT

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