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Abstract(s)
Perante a importância do turismo a nível mundial e nacional e as mudanças climáticas, a sustentabilidade e a consciência ambiental ganham importância e os turistas tendem a procurar alternativas ao turismo de massa, procurando um turismo sustentável. Assim, esta dissertação tem como objeto de estudo os parques naturais portugueses. Quanto às perceções dos turistas, pretende estudar o impacto da sustentabilidade na satisfação do turista e na imagem verde percebida e, por sua vez analisar a influência dessas variáveis e da consciência ambiental, na intenção de revisitar os parques, analisando se a satisfação do turista e a imagem verde percebida medeiam a relação entre a sustentabilidade dos parques naturais e intenção de os revisitarem como destinos turísticos.
Nesse sentido, desenvolveu-se um estudo empírico quantitativo, transversal e de natureza causal, com recurso à estimação de um modelo de equações estruturais através do Partial Least Squares (PLS), tendo os dados sido recolhidos através de questionário numa amostra constituída por 394 turistas. Os resultados, indicam que a sustentabilidade, por um lado, tem impacto positivo na satisfação do turista e na sua perceção relativamente à imagem verde do parque natural e, por outro lado, a sustentabilidade tem impacto na intenção de o turista voltar a visitar os parques naturais portugueses, mas é apenas mediado pela satisfação e não pela imagem verde que o mesmo percebe em relação ao destino. Salienta-se a importância da consciência ambiental do turista na intenção de revistar os parques naturais portugueses.
Com base nestas conclusões, recomenda-se que sejam desenvolvidas campanhas de sensibilização e consciencialização ambiental no âmbito do marketing desenvolvido pelos destinos turísticos. Quanto ao desenvolvimento de políticas governamentais e municipais, sugere-se que sejam promovidas as ações e práticas ambientalmente sustentáveis, através da redução de custos e atribuição de benefícios monetários para quem as pratique, bem como melhoradas as infraestruturas de transportes rodoviários, de forma a permitir um fácil acesso aos parques naturais, a um maior número de pessoas.
Description
Keywords
Sustentabilidade Consciência ambiental Parques naturais Intenção de voltar a visitar Satisfação Imagem verde