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Advisor(s)
Abstract(s)
Contexto: As fontes de informação eletrónica assumem um papel
primordial nos contextos de informação em saúde, tornando-se
fontes privilegiadas para toda a população, sobretudo adolescentes.
Objetivos: Validar a eHealth Literacy Scale para a população
portuguesa; conhecer os níveis de e-literacia eletrónica
nos adolescentes, bem como a sua relação com variáveis
sociodemográficas.
Metodologia: Foi realizado um estudo quantitativo, descritivocorrelacional,
retrospetivo e transversal, utilizando uma amostra não
probabilística de 1215 adolescentes.
Resultados: A escala apresenta bons valores de consistência interna,
bem como correlação entre todos os itens, maioritariamente
moderada e estatisticamente muito significativa. Foram encontradas
diferenças nalguns itens entre rapazes e raparigas. Adolescentes em
anos de escolaridade mais avançados reconheceram não saber onde
encontrar recursos sobre saúde na internet, em relação aos que
frequentam níveis de escolaridade inferior.
Conclusão: Os adolescentes da amostra apresentam bons níveis
de e-literacia em saúde. Incluir o desenvolvimento desta literacia
nos programas de saúde escolar, permitirá aos jovens adquirir
as competências necessárias para uma boa tomada de decisão e
promover a saúde no futuro.
Description
Keywords
Literacia em saúde Internet Adolescente