Publication
Peculiaridades do sonho de ser educadora e professora: desafios de um estágio excecional no 1º CEB, em tempo de pandemia Covid-19
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Pinto, Hélia Gonçalves | |
dc.contributor.advisor | Costa, Rogério Paulo Pais da | |
dc.contributor.author | Primor, Joana Margarida Bernardes | |
dc.date.accessioned | 2022-01-28T12:21:13Z | |
dc.date.available | 2022-01-28T12:21:13Z | |
dc.date.issued | 2021-11-15 | |
dc.description.abstract | O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este encontra-se dividido em duas partes, sendo que a primeira parte corresponde à dimensão reflexiva e a segunda parte à dimensão investigativa. Na primeira parte, apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada do meu percurso nos diferentes contextos, Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico, com o propósito de refletir sobre os receios, aprendizagens e estratégias utilizadas ao longo da prática e, dessa forma, melhorar as minhas intervenções futuras. Estas reflexões basearam-se em diferentes acontecimentos, vivenciados ao longo das quatro práticas de ensino supervisionado, essenciais para a minha formação. Nomeadamente sobre o progresso da utilização de metodologias participativas, que promovem uma diferenciação pedagógica nos diferentes contextos de ensino e defendem o papel ativo das crianças, como agentes mobilizadores de conhecimento e aptos para desenvolverem estratégias de autoaprendizagem. A segunda parte incide na dimensão investigativa onde é apresentado um estudo fenomenológico, de natureza interpretativo essencialmente qualitativo, realizado em contexto de 1.º CEB, numa turma de 3.º ano de escolaridade, durante a pandemia Covid 19. Neste sentido, o presente estudo, surge com o objetivo de refletirmos sobre o tipo de Ensino que foi verdadeiramente executado, em plena pandemia. Partilhando diferentes acontecimentos que refletem o período controverso vivenciado por todos os profissionais de educação. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202910199 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/6541 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino a Distância | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico do 1º ciclo | pt_PT |
dc.subject | Ensino de Emergência | pt_PT |
dc.subject | Distance Education | pt_PT |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicaçã | pt_PT |
dc.subject | Emergency Education | pt_PT |
dc.subject | Information and Communication Technologies | pt_PT |
dc.title | Peculiaridades do sonho de ser educadora e professora: desafios de um estágio excecional no 1º CEB, em tempo de pandemia Covid-19 | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatório de Prática de Ensino Supervisionada_Desafios de um estágio excecional no 1. º CEB, em tempo de pandemia Covid-19_Joana Primor.pdf
- Size:
- 2.34 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description: