Repository logo
 
Publication

Peculiaridades do sonho de ser educadora e professora: desafios de um estágio excecional no 1º CEB, em tempo de pandemia Covid-19

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPinto, Hélia Gonçalves
dc.contributor.advisorCosta, Rogério Paulo Pais da
dc.contributor.authorPrimor, Joana Margarida Bernardes
dc.date.accessioned2022-01-28T12:21:13Z
dc.date.available2022-01-28T12:21:13Z
dc.date.issued2021-11-15
dc.description.abstractO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este encontra-se dividido em duas partes, sendo que a primeira parte corresponde à dimensão reflexiva e a segunda parte à dimensão investigativa. Na primeira parte, apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada do meu percurso nos diferentes contextos, Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico, com o propósito de refletir sobre os receios, aprendizagens e estratégias utilizadas ao longo da prática e, dessa forma, melhorar as minhas intervenções futuras. Estas reflexões basearam-se em diferentes acontecimentos, vivenciados ao longo das quatro práticas de ensino supervisionado, essenciais para a minha formação. Nomeadamente sobre o progresso da utilização de metodologias participativas, que promovem uma diferenciação pedagógica nos diferentes contextos de ensino e defendem o papel ativo das crianças, como agentes mobilizadores de conhecimento e aptos para desenvolverem estratégias de autoaprendizagem. A segunda parte incide na dimensão investigativa onde é apresentado um estudo fenomenológico, de natureza interpretativo essencialmente qualitativo, realizado em contexto de 1.º CEB, numa turma de 3.º ano de escolaridade, durante a pandemia Covid 19. Neste sentido, o presente estudo, surge com o objetivo de refletirmos sobre o tipo de Ensino que foi verdadeiramente executado, em plena pandemia. Partilhando diferentes acontecimentos que refletem o período controverso vivenciado por todos os profissionais de educação.pt_PT
dc.identifier.tid202910199pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/6541
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino a Distânciapt_PT
dc.subjectEnsino básico do 1º ciclopt_PT
dc.subjectEnsino de Emergênciapt_PT
dc.subjectDistance Educationpt_PT
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicaçãpt_PT
dc.subjectEmergency Educationpt_PT
dc.subjectInformation and Communication Technologiespt_PT
dc.titlePeculiaridades do sonho de ser educadora e professora: desafios de um estágio excecional no 1º CEB, em tempo de pandemia Covid-19pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Prática de Ensino Supervisionada_Desafios de um estágio excecional no 1. º CEB, em tempo de pandemia Covid-19_Joana Primor.pdf
Size:
2.34 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description: