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Abstract(s)
O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este encontra-se dividido em duas partes, sendo que a primeira parte corresponde à dimensão reflexiva e a segunda parte à dimensão investigativa. Na primeira parte, apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada do meu percurso nos diferentes contextos, Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico, com o propósito de refletir sobre os receios, aprendizagens e estratégias utilizadas ao longo da prática e, dessa forma, melhorar as minhas intervenções futuras. Estas reflexões basearam-se em diferentes acontecimentos, vivenciados ao longo das quatro práticas de ensino supervisionado, essenciais para a minha formação. Nomeadamente sobre o progresso da utilização de metodologias participativas, que promovem uma diferenciação pedagógica nos diferentes contextos de ensino e defendem o papel ativo das crianças, como agentes mobilizadores de conhecimento e aptos para desenvolverem estratégias de autoaprendizagem. A segunda parte incide na dimensão investigativa onde é apresentado um estudo fenomenológico, de natureza interpretativo essencialmente qualitativo, realizado em contexto de 1.º CEB, numa turma de 3.º ano de escolaridade, durante a pandemia Covid 19. Neste sentido, o presente estudo, surge com o objetivo de refletirmos sobre o tipo de Ensino que foi verdadeiramente executado, em plena pandemia. Partilhando diferentes acontecimentos que refletem o período controverso vivenciado por todos os profissionais de educação.
Description
Keywords
Ensino a Distância Ensino básico do 1º ciclo Ensino de Emergência Distance Education Tecnologias de Informação e Comunicaçã Emergency Education Information and Communication Technologies