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Um Olhar sobre a Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e no 2.º CEB aliado a um Ensaio Investigativo sobre Educação Sexual na Escola.

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorPinto, Hélia Gonçalves
dc.contributor.authorCarreira, Helena Isabel Caçador da Costa Dantas
dc.date.accessioned2016-04-01T15:08:41Z
dc.date.available2016-04-01T15:08:41Z
dc.date.issued2015-10-27
dc.description.abstractO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e encontra-se dividido em duas grandes partes. A primeira referente à dimensão reflexiva e a segunda, à dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva, objetivou-se a apresentação de vários momentos vivenciados durante a Prática Educativa Supervisionada. Por conseguinte, na dimensão investigativa pretendeu-se a realização de um estudo investigativo que recaiu sobre as Potencialidades e Limitações da implementação da Educação Sexual numa Comunidade Escolar. A dimensão reflexiva foi fundamental para a análise de um percurso de dois anos de formação, no qual se realizaram aprendizagens proficientes no que concerne à realização de aulas mais centradas nos alunos como construtores do seu próprio conhecimento. Para além do mencionado, esta também serviu o pressuposto de refinar a capacidade reflexiva e de observação do professor como forma, de melhor conhecer os seus alunos e adequar as suas práticas educativas. Quanto ao ensaio investigativo, este centrou-se na procura de dados relativos às medidas adotadas na área da Educação Sexual na escola, às conceções que os Encarregados de Educação, Professores e o Diretor Executivo sobre a temática, às dificuldades, resistências sentidas e às necessidades dos alunos. Para a concretização deste objetivo, houve necessidade de delinear uma investigação que aliasse dados qualitativos, maioritariamente, recolhidos pela observação natural participante e por entrevistas, com dados quantitativos recolhidos por meio de questionários. Em suma, este relatório serviu de base a uma reflexão aprofundada de comportamentos adotar e/ou reformular, enquanto futura docente, assim como, permitiu averiguar as Potencialidades e Limitações da implementação da Educação Sexual na escola. As potencialidades prendem-se com a existência de um Projeto Educativo que contempla na sua direção uma Professora, também Coordenadora do Gabinete de Educação para a Saúde e para a Sexualidade, com experiência comprovada pelos serviços da Direção Geral da Educação. Relativamente às limitações, estas são provenientes dos preconceitos, tabus e desinformação de todos os intervenientes.pt_PT
dc.identifier.tid201108275
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/1730
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação sexualpt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectFamiliapt_PT
dc.subjectSexualidadept_PT
dc.titleUm Olhar sobre a Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e no 2.º CEB aliado a um Ensaio Investigativo sobre Educação Sexual na Escola.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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