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Abstract(s)
A sexualidade faz parte da nossa existência. Desde cedo
descobrimos o nosso corpo, tocamos, questionamos, criamos
relações, gostamos e amamos. Aqueles que estiverem mais e melhor
informados, terão maiores possibilidades de viver a sua sexualidade
de uma forma positiva e feliz. É por isso fundamental que a educação
sexual esteja presente desde terna idade, para que as crianças e os
jovens estejam informados e capacitados para lidar da melhor forma
com as experiências vividas durante o crescimento e para que vivam
uma sexualidade informada, responsável e gratificante ao longo de
toda a vida. Com esse intuito, foi criada em 2009 uma legislação
portuguesa que estabelece a obrigatoriedade da educação sexual em
regime escolar. A lei existe na teoria, mas na prática nem sempre é
cumprida, principalmente no ensino secundário. A educação revela-se
insuficiente e, por vezes, inexistente. O foco recai maioritariamente
na componente biológica e o ensino é geralmente feito de uma forma
expositiva e pouco cativante.
Deste modo, a presente dissertação propõe a criação de um
recurso pedagógico dinâmico para uso escolar. A partir da simbiose
entre o design gráfico e a educação sexual, desenvolveu-se um
projeto educativo destinado aos jovens do ensino secundário, que
se desdobra em ações de educação sexual personalizadas para cada
tópico da sexualidade. Procurando destacar-se pela diferença, o
projeto apresenta uma variedade de suportes gráficos que facilitam e
incentivam a participação ativa dos jovens, tornando a aprendizagem
mais envolvente e eficaz. Após um estudo aprofundado e percecionadas
as necessidades, a dissertação conclui com uma avaliação da eficácia
do projeto dentro do contexto para o qual foi concebido.
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Keywords
Design gráfico Educação sexual Projeto escolar Recurso pedagógico