Repository logo
 
Publication

Refletindo sobre as estratégias de subitizing no desenvolvimento do sentido de número com alunos do 1.º ano do 1.º CEB

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorBarata, Clarinda Luísa Ferreira
dc.contributor.authorPaiva, Daniela Cristina Pinto
dc.date.accessioned2017-12-19T15:35:33Z
dc.date.available2017-12-19T15:35:33Z
dc.date.issued2017-11-20
dc.description.abstractO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, estando este dividido em duas partes. A primeira parte consiste na dimensão reflexiva, primeiramente dos contextos de Creche e Jardim de Infância e de seguida dos dois contextos de 1.º CEB, nos 1.º e 3.º anos de escolaridade. A dimensão apresentada é um relato crítico, reflexivo e fundamentado das experiências vivenciadas nos diversos contextos, salientando as minhas diversas aprendizagens tanto a nível pessoal, profissional como social. A segunda parte abrange um ensaio investigativo de carácter qualitativo numa turma do 1.º ano de escolaridade. Este estudo pretende compreender se a aplicação de estratégias de subitizing melhoram o sentido de número. Para tal, definiram-se os seguintes objetivos: (i) Identificar o sentido de número antes e depois da aplicação de uma sequência pedagógica com recurso a estratégias de subitizing, (ii) Refletir sobre a sequência pedagógica implementada, (iii) Caracterizar os tipos de subitizing (percetivo e conceptual), (iv) Perceber se o padrão utilizado influência ou não o sentido de número. Os dados recolhidos revelam que a sequência pedagógica apresentada teve um impacto positivo nos alunos escolhidos para a amostra, demonstrando que as estratégias de subitizing utilizadas melhoraram o desenvolvimento do sentido de número desses mesmos alunos.pt_PT
dc.identifier.tid201786915pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/2913
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSubitizingpt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectNúmeropt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.titleRefletindo sobre as estratégias de subitizing no desenvolvimento do sentido de número com alunos do 1.º ano do 1.º CEBpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Versão Final - Daniela Paiva.pdf
Size:
1.69 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: