Publication
Refletindo sobre as estratégias de subitizing no desenvolvimento do sentido de número com alunos do 1.º ano do 1.º CEB
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Barata, Clarinda Luísa Ferreira | |
dc.contributor.author | Paiva, Daniela Cristina Pinto | |
dc.date.accessioned | 2017-12-19T15:35:33Z | |
dc.date.available | 2017-12-19T15:35:33Z | |
dc.date.issued | 2017-11-20 | |
dc.description.abstract | O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, estando este dividido em duas partes. A primeira parte consiste na dimensão reflexiva, primeiramente dos contextos de Creche e Jardim de Infância e de seguida dos dois contextos de 1.º CEB, nos 1.º e 3.º anos de escolaridade. A dimensão apresentada é um relato crítico, reflexivo e fundamentado das experiências vivenciadas nos diversos contextos, salientando as minhas diversas aprendizagens tanto a nível pessoal, profissional como social. A segunda parte abrange um ensaio investigativo de carácter qualitativo numa turma do 1.º ano de escolaridade. Este estudo pretende compreender se a aplicação de estratégias de subitizing melhoram o sentido de número. Para tal, definiram-se os seguintes objetivos: (i) Identificar o sentido de número antes e depois da aplicação de uma sequência pedagógica com recurso a estratégias de subitizing, (ii) Refletir sobre a sequência pedagógica implementada, (iii) Caracterizar os tipos de subitizing (percetivo e conceptual), (iv) Perceber se o padrão utilizado influência ou não o sentido de número. Os dados recolhidos revelam que a sequência pedagógica apresentada teve um impacto positivo nos alunos escolhidos para a amostra, demonstrando que as estratégias de subitizing utilizadas melhoraram o desenvolvimento do sentido de número desses mesmos alunos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201786915 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/2913 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Subitizing | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Número | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.title | Refletindo sobre as estratégias de subitizing no desenvolvimento do sentido de número com alunos do 1.º ano do 1.º CEB | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |