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Abstract(s)
O Largo 25 de Abril é um centro polarizador e essencial na cidade de Pombal, contudo,
apresenta alguns problemas, quer ao nível do tráfego automóvel quer em termos de
mobilidade pedonal, apresentando diversos conflitos e filas de espera no atravessamento
daquele ponto da cidade. Neste âmbito, este estudo pretende contribuir para a identificação
dos problemas de funcionamento daquele Largo, contribuindo para um melhor
entendimento da situação existente, bem como a apresentação de uma solução que possa,
caso seja implementada, melhorar significativamente a situação existente, quer ao nível
rodoviário, como pedonal.
Assim, é efetuada a recolha bibliográfica nas áreas do tema em análise, bem como o
reconhecimento de trabalhos e estudos existentes que afetem de alguma forma a circulação
pedonal e/ou rodoviária naquele largo, sendo igualmente apresentados resultados da
recolha de dados efetuada com o intuito de fundamentar possíveis soluções de melhoria do
espaço em estudo. É feita a caraterização da situação atual do Largo, abordando o seu
enquadramento e o seu funcionamento, bem como a sua caraterização física, onde são,
entre outros, apresentados os valores dos parâmetros geométricos associados à rotunda, a
capacidade das suas entradas e o nível de serviço associado aos movimentos pedonais.
Para a solução apresentada, onde se propõe a manutenção do tipo de interseção já existente
(rotunda), são apresentados os parâmetros geométricos adotados, bem como calculada a
capacidade nas respetivas entradas, quer para o volume de tráfego atual como para o
horizonte de projeto. São também identificados diversos outros elementos, entre os quais, a
sinalização horizontal e vertical ou o mobiliário e equipamento urbanos.
Description
Keywords
Recolha de dados Capacidade Mobilidade pedonal Zona urbana consolidada
