Publication
Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB: investigando sobre o desenvolvimento de Literacia Financeira através de uma sequência de tarefas matemáticas contextualizadas com situações financeiras
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Menino, Hugo Alexandre Lopes | |
| dc.contributor.advisor | Tavares, Dina dos Santos | |
| dc.contributor.author | Francisco, Inês Isabel Rodrigues | |
| dc.date.accessioned | 2023-12-11T12:34:36Z | |
| dc.date.available | 2023-12-11T12:34:36Z | |
| dc.date.issued | 2023-10-16 | |
| dc.description.abstract | O presente relatório foi realizado no contexto do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e encontra-se dividido em duas dimensões – reflexiva e investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada acerca das experiências mais significativas e das principais aprendizagens concretizadas nos diferentes contextos de Prática Pedagógica no 1.º CEB e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Na dimensão investigativa apresenta-se o estudo de caso de catorze alunos de uma turma do 3.º ano de escolaridade do 1.º CEB, cuja intenção era desenvolver a Literacia Financeira através da aplicação de uma sequência de tarefas matemáticas contextualizadas com situações financeiras. Neste sentido, os objetivos passaram por analisar as estratégias e as dificuldades dos alunos durante a resolução de tarefas matemáticas e identificar as potencialidades e as limitações da sequência de tarefas. Na realização das tarefas, os alunos recorreram a três estratégias de resolução diferentes, sendo elas: o cálculo mental, a combinação entre o cálculo mental e a utilização do algoritmo ou somente a utilização do algoritmo. A principal dificuldade dos alunos incidiu na comunicação matemática escrita. As tarefas revelaram-se promotoras de uma evolução significativa, promovendo o sentido crítico financeiro e a mudança de atitudes. Numa das tarefas, os dados utilizados no enunciado traduziram-se numa limitação à compreensão dos alunos. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 203417771 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/9056 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Educação Financeira | pt_PT |
| dc.subject | Matemática | pt_PT |
| dc.subject | Literacia Financeira | pt_PT |
| dc.title | Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB: investigando sobre o desenvolvimento de Literacia Financeira através de uma sequência de tarefas matemáticas contextualizadas com situações financeiras | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2º ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatorio de praticasupervisionada_inesfrancisca_após correções formais.pdf
- Size:
- 22.2 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
