Repository logo
 
Publication

Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB: investigando sobre o desenvolvimento de Literacia Financeira através de uma sequência de tarefas matemáticas contextualizadas com situações financeiras

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMenino, Hugo Alexandre Lopes
dc.contributor.advisorTavares, Dina dos Santos
dc.contributor.authorFrancisco, Inês Isabel Rodrigues
dc.date.accessioned2023-12-11T12:34:36Z
dc.date.available2023-12-11T12:34:36Z
dc.date.issued2023-10-16
dc.description.abstractO presente relatório foi realizado no contexto do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e encontra-se dividido em duas dimensões – reflexiva e investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada acerca das experiências mais significativas e das principais aprendizagens concretizadas nos diferentes contextos de Prática Pedagógica no 1.º CEB e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Na dimensão investigativa apresenta-se o estudo de caso de catorze alunos de uma turma do 3.º ano de escolaridade do 1.º CEB, cuja intenção era desenvolver a Literacia Financeira através da aplicação de uma sequência de tarefas matemáticas contextualizadas com situações financeiras. Neste sentido, os objetivos passaram por analisar as estratégias e as dificuldades dos alunos durante a resolução de tarefas matemáticas e identificar as potencialidades e as limitações da sequência de tarefas. Na realização das tarefas, os alunos recorreram a três estratégias de resolução diferentes, sendo elas: o cálculo mental, a combinação entre o cálculo mental e a utilização do algoritmo ou somente a utilização do algoritmo. A principal dificuldade dos alunos incidiu na comunicação matemática escrita. As tarefas revelaram-se promotoras de uma evolução significativa, promovendo o sentido crítico financeiro e a mudança de atitudes. Numa das tarefas, os dados utilizados no enunciado traduziram-se numa limitação à compreensão dos alunos.pt_PT
dc.identifier.tid203417771pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9056
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação Financeirapt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectLiteracia Financeirapt_PT
dc.titleRefletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB: investigando sobre o desenvolvimento de Literacia Financeira através de uma sequência de tarefas matemáticas contextualizadas com situações financeiraspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2º ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatorio de praticasupervisionada_inesfrancisca_após correções formais.pdf
Size:
22.2 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: