Browsing by Issue Date, starting with "2023-10-16"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB: investigando sobre o desenvolvimento de Literacia Financeira através de uma sequência de tarefas matemáticas contextualizadas com situações financeirasPublication . Francisco, Inês Isabel Rodrigues; Menino, Hugo Alexandre Lopes; Tavares, Dina dos SantosO presente relatório foi realizado no contexto do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e encontra-se dividido em duas dimensões – reflexiva e investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada acerca das experiências mais significativas e das principais aprendizagens concretizadas nos diferentes contextos de Prática Pedagógica no 1.º CEB e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Na dimensão investigativa apresenta-se o estudo de caso de catorze alunos de uma turma do 3.º ano de escolaridade do 1.º CEB, cuja intenção era desenvolver a Literacia Financeira através da aplicação de uma sequência de tarefas matemáticas contextualizadas com situações financeiras. Neste sentido, os objetivos passaram por analisar as estratégias e as dificuldades dos alunos durante a resolução de tarefas matemáticas e identificar as potencialidades e as limitações da sequência de tarefas. Na realização das tarefas, os alunos recorreram a três estratégias de resolução diferentes, sendo elas: o cálculo mental, a combinação entre o cálculo mental e a utilização do algoritmo ou somente a utilização do algoritmo. A principal dificuldade dos alunos incidiu na comunicação matemática escrita. As tarefas revelaram-se promotoras de uma evolução significativa, promovendo o sentido crítico financeiro e a mudança de atitudes. Numa das tarefas, os dados utilizados no enunciado traduziram-se numa limitação à compreensão dos alunos.
- Interpersonal Behavior, Basic Psychological Needs, Motivation, Eating Behavior, and Body Image in Gym/Fitness Exercisers: A Systematic ReviewPublication . Salvador, Rogério; Monteiro, Diogo; Rebelo-Goncalves, Ricardo; Jiménez-Castuera, RuthBackground: Body image seems to be a determining factor in the behavior and satisfaction of the basic psychological needs of exercise practitioners in gyms and fitness centers, and may influence motivation, interpersonal behavior, and eating behavior. This review aims to examine possible patterns between the variables under study in a gym/fitness context, specifically considering if body image perception has a determinant factor. Methods: Web of Science, PubMed, SCOPUS, and Psycnet were consulted and only data published between 2007 and 2021 were considered in the present review. After an initial search of 1373 records, a total of 6 were considered eligible for a detailed analysis after checking for the inclusion and exclusion criteria. Results: There is a positive relationship between body image dissatisfaction and less self-determined forms of motivation, as well as the adoption of less healthy eating behaviors. Younger participants have higher levels of body image dissatisfaction and unhealthy eating behaviors. Conclusions: Body image dissatisfaction leads to less self-determined forms of motivation for exercise in the context of gyms and fitness centers. On the other hand, a negative perception of body image can also lead to sustained patterns of less regulated forms of exercise and less healthy eating behaviors.
- Relatório Final - Desenvolvimento de Competências Especializadas em Enfermagem à Pessoa em Situação CríticaPublication . Oliveira, João Pedro Teodósio de; Costeira, Cristina Raquel Batista
- O Aftercare como estratégia de intervenção do assistente socialPublication . Vicente, José Duque; Maurício, CezarinaO presente trabalho tem como objetivo compreen der a importância do Aftercare para as famílias no pós-tratamen to de pessoas aditas. A adição é considerada uma doença crónica, progressiva, incapacitante e por vezes mortal. A Organização Mun- dial da Saúde (2004) considera pessoas adictas todos/as aqueles/ as que fazem consumos compulsivos de álcool, drogas lícitas ou ilícitas, dependência do jogo, entre outras. O tratamento da adic- ção em comunidade terapêutica requer a existência de uma equipa multidisciplinar, qualificada e comprometida em desenvolver um conjunto de ações articuladas de intervenção direta e indireta com objetivo psicoterapêutico e socio terapêutico para travar o empo- brecimento físico, psicológico e social a que pessoas adictas esti veram sujeitas durante os períodos de consumo. As comunidades terapêuticas são unidades especializadas que prestam cuidados a pessoas adictas em internamento de estadia prolongada. As equi pas que desenvolvem a sua intervenção na comunidade terapêutica são maioritariamente constituídas por psiquiatras, psicólogos, as- sistentes sociais, entre outros. Neste processo o assistente social tem um papel de extrema importância pelo conhecimento sobre a his tória de vida dos pacientes decorrente das intervenções realizadas com o adicto e a família durante o tratamento. Depois do tratamento o paciente e a sua família, deslocam-se à Comunidade Terapêutica para participar no Aftercare, com o objetivo de prevenir a recaída do paciente e aprenderem e debaterem estratégias de atuação para lidar com o adicto em recuperação. A realização do Aftercare é da responsabilidade do assistente social e estrutura-se a partir de uma visão biopsicossocial sobre a adição. Nesse sentido, a dimensão da análise da problemática em questão é conhecer a importância que as famílias atribuem ao Aftercare. Para a realização deste trabalho optou-se pela metodologia qualitativa, recorrendo-se às entrevistas semiestruturadas e o focus group como técnica de recolha de dados e à análise de conteúdo como técnica de análise de dados.