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Authors
Abstract(s)
O presente relatório foi realizado no contexto do Mestrado em Ensino
do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências
Naturais no 2.º CEB e encontra-se dividido em duas dimensões –
reflexiva e investigativa.
Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e
fundamentada acerca das experiências mais significativas e das
principais aprendizagens concretizadas nos diferentes contextos de
Prática Pedagógica no 1.º CEB e em Matemática e Ciências Naturais
no 2.º CEB.
Na dimensão investigativa apresenta-se o estudo de caso de catorze
alunos de uma turma do 3.º ano de escolaridade do 1.º CEB, cuja
intenção era desenvolver a Literacia Financeira através da aplicação de
uma sequência de tarefas matemáticas contextualizadas com situações
financeiras. Neste sentido, os objetivos passaram por analisar as
estratégias e as dificuldades dos alunos durante a resolução de tarefas
matemáticas e identificar as potencialidades e as limitações da
sequência de tarefas.
Na realização das tarefas, os alunos recorreram a três estratégias de
resolução diferentes, sendo elas: o cálculo mental, a combinação entre
o cálculo mental e a utilização do algoritmo ou somente a utilização do
algoritmo. A principal dificuldade dos alunos incidiu na comunicação
matemática escrita. As tarefas revelaram-se promotoras de uma
evolução significativa, promovendo o sentido crítico financeiro e a
mudança de atitudes. Numa das tarefas, os dados utilizados no
enunciado traduziram-se numa limitação à compreensão dos alunos.
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Keywords
Educação Financeira Matemática Literacia Financeira